O avançado do FC Porto é um dos nomeados para o troféu “Golden Boy”, que distingue o melhor jogador com menos de 21 anos a atuar na Europa.

Entre os nomeados ao troféu constam nomes como os de Thiago Alcântara, do Barcelona, Gotze, do Dortmund, ou Schennikov, do CSKA Moscovo. O avançado do SL Benfica, Nélson Oliveira, é o único atleta português na lista de 40 nomeados para o troféu. Rodrigo Moreno do SL Benfica e Mangala do FC Porto também concorrem ao prémio de melhor jogador jovem a atuar na Europa.

A carreira do FC Porto na época passada joga claramente a favor da nomeação do avançado colombiano para o prémio de melhor jogador jovem da Europa. O clube português venceu quatro troféus na temporada passada com James Rodriguez a estar em evidência na conquista da Taça de Portugal, onde foi o melhor jogador da final. Para além dos títulos no FC Porto, James Rodriguez foi também eleito o melhor jogador do Torneio de Toulon.

O vencedor do troféu Golden Boy 2011 irá suceder a Mario Balotteli, distinguido em 2010. , Anderson, Aguero, Fabregas, Rooney, Van der Vaart ou Messi já venceram o troféu que distingue o melhor jogador jovem a atuar na Europa.