Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, já revelou publicamente que os dois melhores momentos da sua vida como dirigente foram a conquista da Liga dos Campeões em Viena em 1987 e a inauguração do Estádio do Dragão a 16 de Novembro de 2003.

O novo Estádio do Dragão, construído para o campeonato europeu de 2004 em Portugal, veio substituir o Estádio das Antas, que morava a poucos metros da nova casa dos portistas.

No dia da inauguração, o FC Porto recebeu e venceu o Barcelona por 2-0. O Dragão foi ainda palco do jogo inaugural de Portugal no Euro2004, onde a seleção nacional perdeu com a Grécia, e de mais quatro jogos do campeonato europeu luso.

O estádio foi construído pela empresa Somague e custou cerca de 98 milhões de euros, tendo capacidade para cerca de 51 mil lugares, o terceiro maior do país.

A obra da autoria do arquitecto Manuel Salgado valeu a atribuição do Dragão de Honra na mais recente gala dos Dragões de Ouro.

O primeiro jogo do Estádio do Dragão com oito anos de existência será o FC Porto – Braga, da 11.ª jornada, no dia 27 de Novembro.