A Assembleia-Geral da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) destinada a alterar os estatutos do organismo vai prosseguir esta quarta-feira, às 18h30, depois de os trabalhos terem sido suspensos na terça-feira devido à hora tardia.

«Houve votação dos estatutos até ao artigo 31.º, mas depois a reunião foi suspensa, já passava da meia-noite. Os trabalhos vão continuar hoje, a partir das 18h30», disse à agência Lusa António José Silva, vice-presidente da AFL.

A continuação da AG de terça-feira coloca em causa a realização de uma outra reunião magna agendada para hoje às 18h30, convocada por 15 clubes, incluindo Benfica e Sporting, com o objetivo exonerar a atual Direção da AFL, liderada por Carlos Ribeiro, e marcar eleições antecipadas.

Segundo António José Silva, a AG agendada para hoje «só deverá começar, se começar, quando terminar a primeira».

A AG de terça-feira ficou marcada por incidente com os representantes do Benfica que foram impedidos de votar, com o argumento de que faltava um documento que reconhecesse a capacidade de representação.

«As credenciais que levavam não estavam em conformidade com os estatutos», disse António José Silva, acrescentando que «sucedeu um problema semelhante com outro clube».

O dirigente refere que a conversa sobre os motivos do impedimento teve como intervenientes os representantes do Benfica e o presidente da AG, Veiga Gomes.

De acordo com o vice-presidente da AFL, os representantes do Benfica, entre os quais Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD, e Domingos Lima, vice-presidente, «saíram pacificamente, depois de lhes ter sido comunicado o impedimento, não tendo participado na votação dos estatutos».

Em declarações à agência Lusa, fonte do Benfica criticou o comportamento do organismo, afirmando: «Isto revela muito quanto ao tipo de pessoas que estão à frente da AFL».

A mesma fonte considerou ser «evidente que o caso tem de ter consequências», embora não tenha adiantado qual a posição do Benfica quanto à representação na Assembleia-Geral extraordinária da AFL marcada para quarta-feira.

A AG de hoje surge na sequência de um diferendo entre vários clubes e o atual presidente da AFL quanto ao sentido de voto nas eleições da FPF, com os primeiros a apoiarem Fernando Gomes e o segundo Carlos Marta, de cuja lista faz parte.