O Benfica está invicto face ao Sporting nos últimos sete encontros, totalizando mais de mil dias sem sofrer qualquer desaire no maior dérbi do futebol português.

Depois do triunfo caseiro por 3-2 dos “leões”, a 21 de fevereiro de 2009, faz sábado 1.010 dias, não mais o conjunto de Alvalade bateu os “encarnados”, vencedores dos últimos cinco embates, incluindo os três de 2010/2011.

Após o derradeiro sucesso dos “leões”, ainda se seguiram dois empates, o primeiro na final da Taça da Liga (1-1), que o Benfica, de Quique Flores, conquistou no desempate por grandes penalidades (3-2), ao qual chegou de forma polémica.

Pereirinha adiantou o Sporting, de Paulo Bento, com um golo aos 48 minutos, mas, aos 75, José Antonio Reyes restabeleceu a igualdade, de penalti, após uma mão “fantasma” do brasileiro Pedro Silva (expulso no lance), descortinada por um dos auxiliares de Lucílio Baptista.

O encontro seguinte, para a primeira volta da edição 2009/2010 da Liga portuguesa, prova que os “encarnados” venceriam, também terminou empatado, mas a zero.

Na segunda metade da mesma época, o dérbi  teve mais duas edições e o Benfica venceu ambos os encontros com clareza, o primeiro em Alvalade, por 4-1, num embate marcado pela prematura expulsão do “leão” João Pereira.

Depois desse triunfo, que colocou o “onze” de Jorge Jesus na final da Taça da Liga (bateria o FC Porto por 3-0), os “encarnados” voltaram a ganhar na segunda volta da Liga, agora por 2-0, com tentos de Cardozo e Aimar.

Na época passada, o Benfica fez o pleno nos três encontros realizados, sendo que, para o campeonato, somou dois triunfos por 2-0, selados por um “bis” de Cardozo, na Luz, e por Salvio e Gaitan, em Alvalade, onde Sidnei foi expulso em “cima” do intervalo.

O último dérbi até agora realizado terminou com a vitória do Benfica por 2-1, nas meias-finais da Taça da Liga: Javi Garcia resolveu, aos 90+1 minutos, depois de Cardozo “anular” o tento inaugural de Hélder Postiga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.