O dérbi de sábado, entre Benfica e Sporting, vai proporcionar o 14.º confronto entre os treinadores Jorge Jesus e Domingos Paciência, num historial dominado pelo equilíbrio, em que o timoneiro dos "encarnados" leva vantagem mínima.

Nas 13 partidas que colocaram frente a frente os dois técnicos, Jorge Jesus soma cinco vitórias, contra quatro de Domingos, num percurso que regista ainda quatro empates.

Apesar da vantagem do benfiquista, foi o atual técnico dos "leões" a levar a melhor no último e mais decisivo encontro entre ambos, quando Benfica e Sporting de Braga disputaram a passagem à final da Liga Europa da época passada.

Uma semana depois de perderem no reduto das "águias" (2-1), no encontro da primeira mão, Domingos liderou os bracarenses a uma vitória pela margem mínima (1-0), que se revelaria suficiente para atingir a final da prova europeia, que acabou por ser conquistada pelo FC Porto.

Assim como no último embate oficial entre ambos, o primeiro também pendeu para o lado de Domingos, na sua época de estreia como treinador principal, ao serviço da União de Leiria, decorria a época 2006/2007.

Os leirienses deslocaram-se ao Estádio do Restelo, para defrontar o Belenenses, de Jorge Jesus, na nona jornada da Liga, vencendo por 1-0, mesmo resultado que se viria a verificar na partida da segunda volta, em Leiria, mas, dessa feita, para o lado de Jorge Jesus.

Na época seguinte, já com Domingos ao comando da Académica, registaram-se duas igualdades a zero, também em jogos da Liga, ao passo que em 2008/2009, na única época de Jesus no Sporting de Braga, nem "estudantes" nem minhotos saíram vencedores (1-1 nos dois jogos).

Em 2009/2010, Jorge Jesus rumava à Luz e Domingos substituía-o no Sporting de Braga, numa época em que as duas equipas se digladiaram até final pela conquista do título nacional, que sorriria aos "encarnados".

No entanto, seria o treinador dos "leões" a conseguir sair por cima no primeiro jogo dessa época (2-0), enquanto Luisão daria o triunfo a Jorge Jesus na partida da segunda volta (1-0).

Essa seria a primeira de três vitórias consecutivas de Jesus sobre Domingos, já que no início da temporada passada o Benfica venceu o Sporting de Braga por 1-0, para a Liga, antes de eliminar os bracarenses da Taça de Portugal (2-0).

Em março deste ano, Domingos "vingou-se" e venceu o Benfica por 2-1, na 22.ª jornada da Liga, na antecâmara do já referido duplo confronto das meias-finais da Liga Europa.

No que diz respeito aos jogos de cada um dos treinadores com os clubes que vão defrontar no domingo, o registo é claramente negativo para o treinador do Benfica, que, em 26 jogos contra o Sporting, apenas conquistou sete vitórias: cinco pelas "águias", uma pelo Sporting de Braga e outra pelo Belenenses.

O triunfo ao serviço dos "azuis" (1-0), em 2007/2008, foi o primeiro da carreira frente aos "leões", enquanto, por outro lado, ainda não sentiu o sabor da derrota como técnico da formação da Luz, onde soma cinco vitórias e um empate, nas seis partidas disputadas.

Por outro lado, Domingos também soma um registo negativo frente ao Benfica, conquistando cinco triunfos, em contraste com as 10 derrotas, nos 15 jogos em que defrontou os "encarnados".

De resto, a primeira vitória aconteceu no dia 11 de abril de 2008, no decorrer da temporada 2007/2008, quando, ao serviço da Académica, foi à Luz vencer por 3-0, sendo que, precisamente um ano depois, voltou a triunfar no reduto benfiquista e novamente pelos "estudantes" (1-0).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.