O dérbi de sábado entre Benfica e Sporting quase monopoliza as atenções da 11.ª jornada da Liga de futebol, numa ronda em que, mais do que a eterna rivalidade, se joga também a liderança.

O jogo de intensas paixões tem, desta vez, o extra de poder mudar o cenário no topo da tabela, na qual FC Porto e Benfica lideram com os mesmos 24 pontos, mas apenas mais um do que o Sporting e três do que Marítimo.

Tudo se joga entre sábado e domingo, primeiro com o Estádio da Luz como cenário, e depois, no dia seguinte, no Dragão, com o campeão FC Porto a passar um dos piores momentos da época e a receber o sempre difícil Sporting de Braga.

Para o Benfica, é fundamental manter a liderança, numa semana em que se apurou também para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas para isso precisa de vencer o Sporting, a fazer uma das melhores épocas dos últimos anos.

Só um triunfo deixará as “águias” dependentes de si próprias no que toca à liderança, mesmo que esta seja repartida e caso o FC Porto também consiga ultrapassar o obstáculo Sporting de Braga no dia seguinte.

Já o Sporting precisa de vencer o grande rival se quiser “sonhar” com a liderança, mas aqui os “leões” dependem sempre do que o campeão em título FC Porto consiga capitalizar frente aos minhotos.

A 11.ª jornada poderá até manter na mesma a atual liderança – com vitórias de Benfica e FC Porto -, mais aí, inevitavelmente, o Sporting perderá terreno e ficará a quatro pontos, com o espetro de também poder ser ultrapassado pelo Marítimo.

Os insulares são quartos classificados, a dois pontos do clube de Alvalade, e na ronda jogam também um “derby”, o do Funchal, na Choupana, com o Nacional, e um pouco antes de o árbitro João Capela dar início ao jogo na Luz.

Quanto ao Sporting de Braga, quinto, que na última ronda impôs um empate ao Benfica em casa, tem a possibilidade de subir ao quarto lugar se vencer no Dragão, mas somente apenas se o Marítimo perder na Choupana.

Toda a jornada pode mexer profundamente com a classificação e não só no que a lugares cimeiros diz respeito, com uma residual diferença de três pontos entre o sexto (Olhanense) e o 12.º classificado (Nacional).

A jornada abre na sexta-feira com a Académica (13 pontos), que recentemente eliminou o FC Porto da Taça, a receber o Beira-Mar (10 pontos), e fecha na segunda-feira num duelo de “vitórias”, o de Guimarães (10 pontos) frente ao de Setúbal (11 pontos).

No domingo, nota especial para o embate entre o Feirense (16.º com sete pontos) e Rio Ave (14.º, oito) e para a receção do Paços de Ferreira (15.º, sete) ao Olhanense (6.º, 13), que podem trazer mudanças na zona de descida.

- sexta-feira, 25 nov:
Académica – Beira-Mar, 20:15 (SportTV1).

- sábado, 26 nov:
Nacional – Marítimo, 17:00 (SportTV1).
Benfica – Sporting, 20:15 (SportTV1).

- domingo, 27 nov:
Feirense – Rio Ave, 16:00.
Gil Vicente – União Leiria, 16:00.
FC Porto – Sporting de Braga, 18:15 (TVI).
Paços de Ferreira – Olhanense, 20:15 (SportTV1).

- segunda-feira, 28 nov:
Vitória de Guimarães – Vitória de Setúbal, 20:15 (SportTV1).