Pedro Martins recusou hoje assumir o favoritismo para o dérbi com o Nacional da Madeira, no sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

O técnico considerou que o Nacional tem os mesmos objetivos que os “verde-rubros”, partilhando também a ideia de que a equipa que está menos bem «costuma surpreender».

«A própria história, não só nos dérbis da Madeira, mas também nos nacionais, a equipa que está menos bem consegue surpreender. Nem sempre é assim, mas a história diz-nos um pouco disso. É um jogo difícil, complicado, frente a uma equipa que partilha as mesmas ambições que nós, atingir uma competição europeia», explicou Pedro Martins.

O treinador do Marítimo não acredita também que o facto de o adversário ter mudado de treinador venha a ser determinante no jogo, embora reconheça que possa existir «uma maior motivação dos jogadores».

«Há uma alteração a nível do modelo e do princípio, isso já foi observado por nós. Há de facto alterações, mas não pensamos que irá haver facilidades. Sabemos que vamos encontrar uma equipa que não está a passar uma boa fase, mas que tudo irá fazer para vencer o jogo, até porque não quer que a diferença pontual seja maior do que aquela que já há», observou.

Para Pedro Martins, «não há jogos fáceis», independentemente do adversário e das circunstâncias.

«Este jogo tem características diferentes, mas estamos cientes que vamos encontrar um rival que está com sede de vitórias e não prevemos qualquer facilidade», adiantou.

Prevendo uma partida equilibrada, Pedro Martins acredita que o jogo poderá ser resolvido em pequenos detalhes.

«Normalmente é assim. Há uma ou outra situação em que há resultados desnivelados, mas estes jogos são definidos por detalhes. O que posso garantir, é que vamos entrar para ganhar, para jogar bem, como temos feito até aqui», referiu.

Pedro Martins considerou que o propósito da sua equipa «é conquistar os três pontos» na visita ao rival, pois «se tal acontecer ficará mais perto do objetivo».

«Sempre perspetivámos ter entre 22 e 25 pontos ao virar a primeira volta. Se vencermos ficamos dentro do perspetivado já na 11ª jornada e é nisso que estamos focados», sublinhou.

Martins considerou «a maior parte [dos jogadores] já jogou neste tipo de dérbis várias vezes», mostrando-se tranquilo, apesar de este ser «um jogo diferente dos outros, mas também jogar com Benfica, Porto ou Sporting o é».

«Há uma maior concentração no processo de treino, tudo o resto não existe, até porque, já temos experiência e já fizemos vários jogos de maneira a que essa ‘anormalidade’ passe a ser mais diluída», explicou.

O Marítimo, quarto classificado com 21 pontos, defronta no sábado (17:00) o Nacional, 12.º colocado com dez pontos, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga portuguesa de futebol e que será arbitrado pelo setubalense Bruno Paixão.