Desde 2001, que o dérbi dos dérbis não contava com a presença de holandeses. É necessário recuar 10 anos para encontrar Pierre Van Hooijdonk, um possante avançado que nunca aprendeu a falar português, mas que se fazia entender em golos, chegando aos vinte no campeonato numa das temporadas em que passou pelo Benfica.

O SAPO Desporto esteve à conversa com o ex-jogador que deixou o futebol em 2007 e conta agora com 41 anos.

Van Hooijdonk continua atento ao nossso campeonato.e ao Benfica, mas agora o Sporting tem-lhe despertado muito interesse, principalmente, por contar com dois holandeses nas suas fileiras: Schaars e Wolfswinkel. Dois jogadores que têm impressionado o antigo avançado.

«As pessoas têm-me perguntado várias vezes a minha opinião sobre eles e o que eu esperava. Do Schaars, eu sempre disse que esperava que se afirmasse rapidamente desde o início, mas o Ricky tem sido incrível. A forma como ele se adaptou tão rapidamente ao futebol português é impressionante. Pensei sempre que ele levaria alguns meses, mas desde o primeiro dia mostrou o contrário», referiu o avançado.

A presença destes dois jogadores no Sporting fazem-no hesitar na hora de torcer por Benfica ou Sporting no próximo fim-de-semana, mas acaba por optar pela vitória encarnada misturada com uma boa exibição dos seus conterrâneos.

«Eu vou apoiar o Benfica, mas claro que terei uma atenção especial sobre estes dois jogadores. Sou adepto do Benfica porque passei lá bons momentos. Espero que o Benfica vença o jogo, mas espero que, ao mesmo tempo, os dois jogadores estejam bem no encontro», referiu o holandês.

Incitado a deixar um conselho aos atletas leoninos, Van Hooijdonk pede aos dois para «não se deixarem levar pelas emoções» e não «perderem a cabeça» pois  «a tensão é grande».

O jogo Benfica – Sporting está agendado para este sábado, a partir das 20h15.