João Tomás, atual futebolista do Rio Ave, foi uma das figuras da última vitória do Sporting de Braga frente ao FC Porto, no Dragão, quando, em 2004/2005, apontou dois golos que ajudaram ao triunfo dos bracarenses.

O avançado recordou à Agência Lusa essa partida, que os bracarenses venceram por 3-1, e disse que esta ficou «para sempre gravada na memória».

«Foi jogo extraordinário. Lembro-me que o preparámos muito bem, com o então mister Jesualdo Ferreira. Apresentámos um grande futebol e fomos claramente superiores, merecendo a vitória», disse o avançado.

João Tomás lembrou o bom momento que o Braga atravessava nessa visita ao Dragão: «Estávamos a passar uma fase fantástica. Andávamos a lutar pelo primeiro lugar e estávamos muito fortes. O jogo correu-nos bem e tivemos também aquela felicidade necessária».

Sobre essa ponta de sorte, João Tomás recuperou, com humor, um dos golos que apontou: «Acho que foi um dos mais bonitos da minha carreira. O Vítor Baía chutou contra mim e a bola acabou por entrar na baliza».

Apesar de alguma intermitência nas exibições das duas equipas, esta época, o experiente avançado considerou que o embate deste domingo entre FC Porto e Sporting de Braga tem tudo para ser «uma grande partida».

«O SC Braga, apesar de ter de fazer alguns ajustes na defesa, já mostrou qualidade. O FC Porto, depois do percalço em Coimbra, provou, no último jogo da Liga dos Campeões, a garra e determinação que nos habituou», analisou João Tomás.

O avançado considerou, ainda assim, que «será um pouco mais difícil para o Braga pontuar», mas não hesitou em afirmar que «as duas equipas tem grandes possibilidades de vencer a partida».

Para este jogo, João Tomás disse que tem «uma pontinha do coração a torcer pelo SC Braga»: «Não me esqueço da minha passagem pelo clube. Tenho muitos amigos bracarenses, mas espero, acima de tudo, que seja um bom espetáculo, à semelhança do grande jogo que as duas equipas fizeram na época passada».