O Benfica venceu este sábado o Sporting, por 1-0, em jogo da 11ª jornada, em que os encarnados estiveram a jogar com 10 jogadores desde os 63 minutos, por expulsão de Cardozo.

Muito se esperava deste dérbi. Frente a frente a melhor equipa em casa e a melhor fora. Jesus reencontrava o último treinador a impor-lhe uma derrota e Domingos estreava-se nos dérbis entre os grandes. E as expectativas não foram defraudadas, com um jogo mexido, emocionante até ao último segundo, ainda que só um golo se tenha visto na Luz.

Num ‘Inferno’ com  63 146 espectadores, foi o Sporting que dominou a primeira parte do encontro, criando mais espaços perante um Benfica à espreita do contra-ataque, ao contrário do que Jorge Jesus tinha antecipado na conferência de imprensa. E cedo se percebeu que os leões de Domingos não vinham à Luz para ver jogar. Aos seis minutos, Capel arrancou, cruzou para Wolfswinkel que, no coração da área e de primeira, rematou ao lado.

A resposta encarnada só chegou aos 12’ e de bola parada. Aimar para bater o canto. O camisola 10 bateu para trás, à procura de Gaitán que de primeira rematou forte. As bancadas levantaram, com a bola a ir direita ao poste. Bateu e saiu. Desta vez não quis entrar. Respirou-se de alivio no topo norte, onde estava a claque do Sporting a estrear a ‘caixa de segurança’. O Sporting não desistiu e manteve a toada do jogo. Aos 15’, Schaars imitou o compatriota e tudo igual: bola a rasar o poste.

E o futebol acaba também por ser sorte. Novo canto para os encarnados, Aimar de novo. Na grande área, Javi Garcia subiu mais alto que a defesa leonina e fez o 1-0.

O tento deu alento e o Benfica entrou mais forte na segunda parte, invertendo os papéis. Agora eram as águias a tomar conta do jogo e Cardozo, antes de ser expulso, teve a melhor ocasião para fazer o 2-0. Grande passe de Aimar, a rasgar, Tacuara tira dois do caminho, rematou, com Rui Patrício a estar à altura.

Do outro lado, também Artur, já apelidado de Rei, foi novamente um ‘monstro’ de segurança. Elias (59’) na cara do golo a fazer brilhar o guardião brasileiro brilhar. O mesmo Elias aos 64’, quase com a baliza oferecida, rematou ao lado.

Já no tempo de compensação, Nolito desmarcou Rodrigo, mas Rui Patrício opôs-se bem.

Mesmo com menos um, o Benfica aguentou o jogo, sem que o Sporting tenha conseguido ser eficaz. Muita luta, mas na hora da finalização acabou por passar ao lado.

Com este resultado, o Benfica isola-se na liderança de forma provisória. O FC Porto está obrigado a vencer amanhã o Sporting de Braga, no Dragão, se quiser recuperar o primeiro lugar. O Sporting mantém o terceiro lugar, agora a quatro pontos dos encarnados.