A leitura da sentença do último dos três adeptos de futebol detidos por posse de engenhos explosivos durante o “derby” entre Benfica e Sporting foi hoje marcada para 12 de dezembro, às 10:00.

O adepto do Benfica, último a ser ouvido hoje no Tribunal de Pequena Instância Criminal, foi detido por, na altura dos festejos do golo dos “encarnados”, ter sido apanhado com uma tocha incendiária.

A moldura penal para este tipo de crimes é de dois a oito anos, com o Ministério Público a pedir a condenação mínima, com pena suspensa, enquanto a defesa do arguido requereu a absolvição.

O arguido alegou não ter sido ele a deflagrar o engenho, reconhecendo que podia estar alcoolizado e que se limitou a segurar a tocha num momento de euforia.

Os dois agentes Unidade Metropolitana de Informações Desportivas que fizeram a detenção disseram ter visto o arguido levantar no ar a tocha, em movimentos circulares, garantindo ser impossível saber se foi aquele adepto que deflagrou o engenho.

Durante a manhã, dois adeptos, que foram intercetados na zona de revistas, por cada um deter um petardo, também viram a leitura das suas sentenças adiada para 12 e 13 de dezembro.

Além destes, outros dois arguidos, acusados de danos materiais do Estádio da Luz, entre os quais arremesso de cadeiras e destruição de parte do acrílico de separação da caixa de segurança, pediram o adiamento do julgamento para 07 de dezembro, às 10:00.

Estes processos surgem depois dos incidentes registados no Estádio da Luz, durante e após o encontro entre Benfica e Sporting, da 11.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, no sábado, que terminou com a vitória dos “encarnados” por 1-0, com um golo do espanhol Javi Garcia, aos 42 minutos.