Apesar de algumas críticas, o Sporting de Braga, orientado por Leonardo Jardim, está dentro da média dos últimos anos para esta altura da época: quinto classificado, continua na "Europa" e já foi eliminado da Taça de Portugal.

Faz quinta-feira seis meses que o treinador madeirense foi apresentado como novo técnico dos minhotos, substituindo Domingos Paciência, que conseguiu alguns dos melhores resultados de sempre do clube - um segundo lugar no campeonato, melhor classificação da sua história, e presença inédita numa final europeia (Liga Europa).

Mais do que uma vez, os adeptos criticaram as opções de Leonardo Jardim, mas a verdade é que os resultados alcançados pelo treinador madeirense estão dentro da média da era de António Salvador (desde 2003/2004), superando os seus antecessores em alguns itens de análise e perdendo em outros.

Desde logo, e fazendo a comparação com a última época, melhorou a performance na Liga, prova em que, à 11.ª jornada, o conjunto comandado por Domingos Paciência, envolvido na Liga dos Campeões, era apenas 10.º, com 14 pontos.

Atualmente é quinto classificado, com 19 pontos, com menos dois golos marcados, mas menos nove sofridos, feito assinalável para quem teve que refazer a defesa praticamente por completo.

Nesta fase do campeonato, o Sporting de Braga 2011/12 perde de forma significativa apenas para os de 2009/10 de Domingos Paciência e de 2005/06 de Jesualdo Ferreira, épocas em que a equipa liderava, isolada, o campeonato.

Fica atrás ainda dos quartos lugares das épocas 2006/07 (à 11.ª jornada era Rogério Gonçalves o treinador, mas foi Carlos Carvalhal quem começou a temporada e Jorge Costa quem a terminou) e 2003/04 (Jesualdo Ferreira).

Leonardo Jardim supera também a performance de Jorge Jesus, que na mesma fase da Liga, em 2008/09, seguia em sétimo lugar, com 17 pontos.

Nas competições europeias, o Sporting de Braga já está apurado para os 16 avos de final da Liga Europa, competição da qual é finalista vencido da última edição, e igualou, para já, o feito de 2007/08.

Ainda está aquém das campanhas de 2006/07 e de 2008/09, nas quais a equipa atingiu os oitavos de final, sendo que esta última valeu mesmo a conquista da Taça Intertoto.

Contudo, já fez melhor que Domingos Paciência na primeira temporada (eliminado pelos suecos do Elfsborg logo na terceira pré-eliminatória da Liga Europa) e que Jesualdo Ferreira em 2004/05 e 2005/06.

Na Taça de Portugal, a equipa bracarense já foi eliminada (pelo Sporting, em Alvalade, por 2-0), mas também aqui a regularidade é regra, ainda que pela negativa.

Na mesma quarta eliminatória, na época passada, caiu aos pés de outro "grande" de Lisboa, o Benfica, na Luz, e na era de Jesus, perdeu com o Nacional, também fora.

Melhor só em 2003/04 e 2006/07, em que esteve a um passo do Jamor (atingiu as meias finais), em 2009/10 e 2004/05 em que chegou aos quartos de final.

A equipa ainda não começou a sua participação na Taça da Liga, mas não será muito difícil fazer melhor porque o Sporting de Braga nunca passou às meias finais da competição e é a equipa teoricamente mais forte do grupo C (Nacional, Portimonense e Penafiel).