O Sporting não deixa fugir os rivais diretos e este sábado venceu o Nacional, por 1-0, em jogo da 12ª jornada da Liga de futebol, numa ronda em que regressou aos triunfos depois da derrota no dérbi.

O golo ‘veio’ da defesa. Onyewu foi o marcador de serviço. Aos 23 minutos de jogo, o central norte-americano deu o melhor seguimento, de cabeça, a um desvio de Insúa a um livre cobrado por André Martins, perante os 40400 espetadores, que esta noite fizeram bater o recorde de assistências em jogo para o campeonato.

O jogo teve duas partes distintas, com o Sporting a mostrar a sua superioridade na primeira parte, mas na segunda, ainda que com o controlo do jogo, a passar por alguns momentos de sufoco, que Rui Patrício acabou por atenuar.

No primeiro tempo, o jogo pertenceu todo aos leões e tiveram total domínio do jogo, com Onyewu a materializar essa superioridade. O Sporting ainda viu um golo anulado, aos 47’. Capel assistou Wolfswinkel, ainda se gritou golo em Alvalade, mas o auxiliar já tinha assinalado fora de jogo.

Já na segunda parte, a equipa de Domingos Paciência desceu de rendimento e aos 57’e o Nacional teve a melhor oportunidade para empatar. Claudemir cruzou bem na esquerda para Rondon, com o avançado dos alvinegros a tentar o remate colocado ao canto superior direito da baliza de Rui Patrício. Aos 76’, num cabeceamento de Rondon mesmo à sua frente, o guarda-redes defendeu à queima-roupa e evitou o golo do empate. No lance seguinte, o guarda-redes voltou a negar a Rondon o golo.

E foi na melhor fase do Nacional, que se deu a ‘machadada’. Entrada de Stojanovic sobre Capel e o jogador do Nacional a ver o segundo amarelo e consecutivo vermelho, obrigando os insulares a jogar com 10 a partir do minuto 77.

O Sporting mantém-se colado aos dois da frente, no terceiro lugar, enquanto o Nacional, ainda em 12º, pode descer na tabela classificativa em caso de vitórias de Feirense e da União de Leiria.