O Rio Ave venceu hoje o Gil Vicente, por 2-0, em partida da 12.ª jornada da Liga de futebol, em que os vila-condenses conseguiram materializar em golos a sua superioridade ao longo do jogo.

Os tento de Wires, na primeira parte, e Yazalde, no segundo tempo, acabaram por fazer a diferença, perante um Gil Vicente que só na etapa complementar mostrou um futebol mais condizente com a carreira que tem feito na Liga.

Os vila-condenses somam assim três importantes pontos para fugir aos lugares de despromoção, enquanto que a equipa de Barcelos se mantém tranquila, a meio da tabela.

As duas equipas proporcionaram um bom início de partida, apresentado um futebol rápido e atrevido, que os locais melhor souberam explorar em oportunidades de golo, com Christian Atsu em destaque no corredor esquerdo.

Os barcelenses não se intimidaram e, embora menos contundentes no último passe, espreitavam o contra-ataque, aproveitando a velocidade dos extremos Hugo Vieira e Luís Carlos.

Nesta toada, acabou por não surpreender o primeiro golo do encontro, pouco depois dos 15 minutos, com Wires a gizar um remate de longa distância para surpreender defensiva minhota, conseguindo um tento de belo efeito.

A partir daí, o ritmo do jogo quebrou. O Gil Vicente acusou a desvantagem e mostrou-se menos confiante, enquanto que o Rio Ave acabou por tirar o "pé do acelerador", embora chamando a si o domínio do desafio até ao intervalo.

A equipa de Barcelos surgiu no segundo tempo com indícios de querer reagir, mostrando-se um pouco mais solta. No entanto, a estratégia do técnico Paulo Alves acabou por ruir aos 54 minutos, com mais um golo do Rio Ave.

Mais uma vez, a velocidade e técnica de Christian Atsu, jogador ganês emprestado pelo FC Porto, fizeram a diferença na assistência milimétrica para Yazalde, que, de primeira, não desperdiçou o 2-0.

Apesar da tarefa da recuperação se ter complicado, o Gil Vicente não baixou aos braços e manteve uma postura ofensiva, embora sem coerência na finalização, agravada pela pouca inspiração dos seus avançados.

O Rio Ave, controlando as iniciativas contrárias, acabou por gerir o resultado, tentando, ainda, aumentar a vantagem, embora não mais alterando o marcador.