Vitória de Setúbal e Feirense empataram hoje 1-1 em Setúbal, num jogo da 12.ª jornada da Liga de futebol em que a equipa de Santa Maria da Feira ficou reduzida a dez unidades aos 42 minutos.

O Feirense adiantou-se no marcador quando estavam decorridos apenas três minutos de jogo, por intermédio de Buval, que fez um primeiro desvio de cabeça a cruzamento de Miguel e ainda foi a tempo de confirmar o golo, após remate de Cris.

A perder em casa por 1-0, o Vitória de Setúbal tentou reagir, nem sempre de forma muito esclarecida, mas conseguiu criar algumas situações de perigo junto à baliza de Paulo Lopes.

O Feirense continuou, no entanto, a ser a melhor equipa em campo e a que construía as melhores oportunidades de golo.

Aos 26 minutos, o árbitro assinalou grande penalidade contra o Vitória de Setúbal, por falta de Anderson sobre Sténio, mas o guarda-redes Diego negou o golo a Miguel Pedro com uma boa defesa.

O Feirense não só desperdiçava a oportunidade de quase “matar” o jogo como permitia ao Vitória de Setúbal a possibilidade de mudar o rumo dos acontecimentos.

Foi isso mesmo que aconteceu aos 40 minutos com nova grande penalidade, desta vez a favor do Vitória de Setúbal, a castigar uma falta de Varela sobre João Silva.

O médio Neca converteu a grande penalidade de forma irrepreensível e restabeleceu a igualdade.

Logo a seguir, aos 42 minutos, a equipa da cidade de Santa Maria da Feira sofreu novo revés, ao ficar reduzida a dez jogadores devido à expulsão de Stopira, depois de ver o cartão amarelo pela segunda vez e o respetivo vermelho.

Em superioridade numérica, o Vitória de Setúbal regressou do intervalo com uma atitude mais agressiva e poderia ter-se adiantado no marcador aos 49 minutos, após cruzamento de Jorge Gonçalves, mas João Silva, a um metro da baliza, não conseguiu concretizar aquele que seria o segundo golo da equipa sadina.

A melhor oportunidade de golo do Feirense na segunda parte surgiu aos 73 minutos, mas Diego negou uma vez mais o golo à equipa visitante, ao defender o cabeceamento de Luciano.

O Vitória de Setúbal também ainda beneficiou de uma excelente oportunidade de golo para se colocar em vantagem, aos 87 minutos, num cabeceamento de Jorge Gonçalves, mas Paulo Lopes, também com uma grande defesa, garantiu o empate do Feirense na deslocação ao Bonfim.

O empate a um golo acaba por ser um castigo justo para as duas equipas: para o Feirense porque desperdiçou a oportunidade de fazer o 0-2 na transformação de uma grande penalidade e para os sadinos porque não souberam tirar partido da vantagem numérica durante toda a segunda parte.