O secretário-geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Tiago Craveiro, foi hoje indicado pelos clubes da Honra para suceder ao presidente Fernando Gomes, mas a sua candidatura só será oficializada se gerar consenso.

O presidente da Oliveirense, José Godinho, porta-voz da comissão dos clubes da Liga de Honra, disse já ter falado com Tiago Craveiro sobre o assunto e que este, após surpresa inicial, se mostrou disponível se for entendido como solução e não divisão.

José Godinho, que espera que a proposta da Honra tenha boa aceitação junto da Liga principal, considera Tiago Craveiro uma «ótima solução», dado que é uma pessoa «séria, credível, dinâmica e com enorme capacidade de liderança».

«Tiago Craveiro tem conhecimento profundo da gestão da LPFP, para além de lidar com muitos dos processos do futebol profissional, nomeadamente os que dizem respeito à parte comercial», referiu José Godinho.

Para o presidente da Oliveirense, que falava no final de uma reunião dos clubes da Honra na sede da LPFP, Tiago Craveiro enquadra-se ainda no papel de vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), cargo que, se for eleito, ocupará por inerência de funções.

Desta forma, Tiago Craveiro poderá continuar a relação de trabalho com o presidente eleito da FPF, Fernando Gomes (ex-responsável máximo da LPFP) e «contribuir para a aproximação do futebol profissional ao não-profissional».

José Godinho assegurou que o atual secretário-geral da LPFP avança para a presidência «se tiver o apoio generalizado dos clubes da Liga, que ainda não se pronunciaram».

Os clubes da Liga de Honra vão indicar o nome de Tiago Craveiro para assumir a presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), tal como fizeram com o presidente cessante.

Os 16 clubes da Liga dispõem de 32 votos – dois votos cada - para a eleição do presidente, enquanto os 16 da Liga de Honra detêm apenas um, num total de 48. O novo presidente será eleito com um mínimo de 25 votos.

Fernando Gomes, que hoje conduz os trabalhos do Conselho de Presidentes, a realizar no Porto, vai abdicar da presidência da Liga após ter sido eleito presidente da FPF no passado dia 10 de dezembro, devendo tomar posse no próximo sábado.

O Conselho de Presidentes da LPFP reúne-se hoje no Porto com, entre outros temas, a sucessão de Fernando Gomes em cima da mesa e o futuro do organismo em debate.

O encontro vai anteceder duas sessões da Assembleia-Geral, uma ordinária, para votação das contas da época anterior e do orçamento para a atual, e outra extraordinária, com matérias que resultam da transferência de competências para a FPF.

Na sessão extraordinária, os clubes vão ainda discutir e votar disposições transitórias para os regulamentos das Competições, Arbitragem e Disciplinar.

A criação das equipas “B” de clubes da Liga e a sua entrada direta na Liga de Honra, assim como as alterações aos Regulamentos de Competição para esse efeito, vão ser também debatidos, para que esta proposta seja apresentada à FPF.