O SL Benfica venceu o Rio Ave por 5-1 em jogo da 13.ª jornada do campeonato nacional. A equipa de Vila do Conde entrou melhor no jogo mas a reação encarnada acabou por construir um resultado confortável.

Com 19 pontos de diferença, SL Benfica e Rio Ave abriram a 13.ª jornada no Estádio da Luz. A equipa de Jorge Jesus, proibida de perder pontos na luta pela liderança do campeonato, começou com Nolito e Saviola no onze titular. O Rio Ave deu o pontapé de partida e gelou o Estádio da Luz aos 24’ minutos com Atsu a inaugurar o marcador. O ganês recebeu a bola em posição frontal, a defesa encarnada não pressionou e o avançado, de trivela com o pé esquerdo, rematou sem hipóteses de defesa para Artur.

O golo visitante acordou o SL Benfica. A pressão encarnada aumentou, fazendo com que as linhas do Rio Ave começassem a recuar. Aos 32’ minutos Éder coloca o braço na bola e o árbitro Bruno Esteves assinalou grande penalidade a favor do SL Benfica. Cardozo chamado à conversão não falhou e empatou o jogo. Menos de dois minutos depois do golo do paraguaio, o SL Benfica colocou-se em vantagem pela primeira vez no encontro. Nolito, numa jogada individual pelo lado esquerdo, fluiu por entre os defesas do Rio Ave e sozinho bateu Huanderson para o 2-1.

Antes do intervalo, o SL Benfica já controlava as operações e foi na corrente desse domínio que Saviola dilatou a vantagem aos 45’ minutos depois de um passe magistral de Pablo Aimar. O Rio Ave ia a perder para o intervalo por 3-1 mas dava algumas indicações de que poderia ameaçar a vantagem encarnada no segundo tempo.

No arranque do segundo tempo, Garay marcou o 4-1, na sequência de um livre apontado por Aimar, e praticamente sentenciou a partida. Com um resultado tão volumoso no início da segunda parte, a dinâmica de jogo baixou consideravelmente com o SL

Benfica a gerir a posse de bola e a controlar tranquilamente as movimentações do conjunto de Vila do Conde.
Aos 72’ minutos, Nolito bisou na partida e colocou o SL Benfica a vencer por 5-1. Até ao final, a equipa de Jorge Jesus podia ter dilatado o marcador, nomeadamente por intermédio de Rodrigo, mas o resultado não sofreu mais alterações.

Com este resultado, o SL Benfica encerra o ano de 2011 com a vitória mais robusta do campeonato até ao momento e com a garantia de não deixar fugir o FC Porto na liderança do campeonato.