O treinador da União de Leiria, Manuel Cajuda, considerou hoje que as contrariedades que a equipa, 11.ª classificada da Liga portuguesa de futebol, tem vivido torna o grupo mais forte.

Na antevisão ao jogo com o Feirense, o técnico referiu que se os jogadores souberem «ser inteligentes», os problemas que surgem tornam-nos «mais fortes», pois «são as dificuldades que obrigam a ter melhores e mais fortes pensamentos».

Manuel Cajuda vai ser obrigado a mexer de novo na defesa, devido à lesão do central Edson. Mas, para o treinador leiriense, não faz sentido começar logo a «lamentar-se e a perder o jogo».

«Não acredito que o Leiria jogue menos por isso. Quem quiser fazer o papel de triste, num país que vive de tristeza, faça. Eu não. Vou jogar com 11. Não vejo como desculpa, mas como um incentivo», salientou.

Segundo o técnico, o Feirense é uma equipa que «joga muito bem» e aquela que viu «jogar melhor futebol na Liga».

Cajuda considera a formação de Santa Maria da Feira «um concorrente direto, que está um ponto atrás do Leiria», preferindo assumir que encara o jogo com «respeito» do que com «ansiedade».

«Sabemos que cada dificuldade que nos aparece conseguimos ultrapassá-la e isso é motivador. Dá-nos um sentido positivo ao ego», acrescentou.

Com Manuel Cajuda à frente da União de Leiria, a equipa ainda não perdeu em casa, mas nunca conseguiu vencer fora. O treinador frisou que «há equipas que ainda não ganharam fora e o Leiria já», embora tenha sido antes da sua chegada, salientando que «é nesse sentido que o grupo vai à procura da vitória».

O técnico disse ainda que, em «dois meses e meio e 67 treinos», a equipa conseguiu «ultrapassar as dificuldades e alcançou muitas coisas positivas, tantas que não se consegue recordar de algumas negativas que também existiram».

Por isso, assume estar «satisfeito com o comportamento dos jogadores e das pessoas que trabalham no departamento de futebol» e sublinhou que, apesar de todas as dificuldades e «mesmo não ganhando o jogo com o Feirense, o Leiria vai acabar o ano fora do lugar» em que encontrou o clube, quando ocupava um dos lugares de descida.

O técnico revelou também que os ordenados do mês de novembro ainda não foram pagos, sublinhando que «não é um problema».

«Existe um compromisso com as pessoas, que devemos respeitá-lo, e temos a garantia que dentro de pouco tempo as coisas vão ser resolvidas. É bom ter a noção que as crises também chegam ao futebol», concluiu.

A União de Leiria defronta o Feirense, no domingo, às 16:00, no Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, num encontro que vai ser arbitrado por Paulo Baptista, de Portalegre.