O treinador Henrique Calisto disse este sábado que a receita para o Paços de Ferreira ultrapassar o «stress pós-traumático», resultante do jogo com o Sporting, será vencer no domingo o Beira-Mar, na 13.ª jornada da Liga de futebol.

Calisto reconheceu que o momento do Paços de Ferreira não é bom, apesar de a diferença pontual para as equipas acima da zona de despromoção ser «ultrapassável», e responsabilizou o resultado frente ao Sporting, na quarta jornada, pelo «gravíssimo problema» que a equipa enfrenta.

«O Sporting ficou marcado positivamente por esse resultado [vitória por 3-2, conseguida nos últimos 15 minutos] e criou stress pós-traumático no Paços. Esse é o gravíssimo problema da equipa e ultrapassar isso é a nossa grande dificuldade», disse Henrique Calisto, na conferência de antevisão ao jogo com o Beira-Mar.

Para dar a volta à situação, o técnico pacense diz serem necessários pontos e vitórias, que se conseguem com «trabalho» e «elevação dos níveis de confiança» da equipa, que precisa também de "dar passos seguros", «ter coração e razão».

A receção ao Beira-Mar marca o regresso à Mata Real do técnico, após uma estreia negativa em Braga (derrota por 5-1), que fala na necessidade de "uma abordagem diferente" do jogo.

«Temos de ter uma abordagem mais incisiva, provocar mais os erros no adversário do que jogar no erro dele. Temos de ser mais ativos e ter mais posse de bola», sublinhou, acrescentando ser importante a equipa querer ganhar, tendo a consciência de que irá defrontar um adversário «difícil a jogar fora».

Calisto foi claro a analisar o Beira-Mar: «É uma equipa confortável a jogar fora, com mais pontos do que nos jogos em casa e, normalmente, marca golos. Faz transições rápidas e a sua estrutura defensiva está muito bem organizada».

Nuno Santos está lesionado e não será opção para o jogo com os aveirenses, à semelhança do habitual titular Luisinho, a cumprir castigo, que deverá ser substituído no "onze" por Backar.

O técnico do Paços de Ferreira explicou a opção com a necessidade de "mudar o menos possível", defendendo que Backar é uma solução preferível àquela que passaria por derivar Fábio Faria da zona central da defesa para a faixa lateral.

Aconteça o que acontecer no domingo, Henrique Calisto confirmou que o Paços de Ferreira vai ao mercado durante a reabertura do mercado, afirmando, de forma lapidar, que «não foi preciso esperar pelo Natal para ter consciência das debilidades do Paços».

«O problema é fazer coincidir o que se quer com o que se pode», concluiu.

O Paços de Ferreira, último classificado, com oito pontos, defronta o Beira-Mar, 10.º, com 13, pelas 16h00 de domingo, num jogo arbitrado por Hélder Malheiro, de Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.