O FC Porto venceu, este sábado, o Marítimo por 2-0, com golo de Cristian Rodríguez e auto-golo de Briguel, em jogo da 13.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio do Dragão. À semelhança do que sucede na noite de Natal, a família portista teve de esperar até à última pelos presentes, ou seja, os golos da vitória.

O clube da cidade do Porto entrava para este desafio da 13.ª jornada com a missão de vencer para recuperar a liderança, roubada ontem pelo Benfica que venceu o Rio Ave por 5-1. Vítor Pereira manteve o mesmo "onze" inicial que utilizou contra o Beira-Mar, na jornada anterior, com Maicon do lado direito da defesa e Djalma no ataque.

A primeira parte do encontro foi completamente dominada pelo FC Porto, com Belluschi a ser o primeiro a ameaçar as redes defendidas por Peçanha.

Peçanha e Belluschi travaram outro duelo no relvado do Estádio do Dragão minutos mais tarde. O guardião dos insulares entregou a bola ao médio argentino e este, cara a cara com Peçanha, na hora do remate, permitiu a recuperação de bola do guardião do Marítimo. Os portistas não queriam acreditar.

Depois do sucedido, Hulk contou ainda com duas boas oportunidades para inaugurar o marcador no Dragão, numa altura em que o Marítimo não conseguia criar perigo junto da baliza de Helton.

Os primeiros 45 minutos ficaram também marcados por uma grande penalidade que ficou por marcar a favor dos Dragões, pelo menos assim entenderam todo os jogadores e equipa técnica do FC Porto. Mas Duarte Gomes assim não entendeu.

Perto do intervalo, o Marítimo ficou reduzido a dez jogadores depois da expulsão de Roberge, que viu o segundo amarelo, e consequente cartão vermelho.

O segundo tempo, já com Kléber no lugar de James no campo, contou novamente com uma entrada forte dos portistas mas o caminho para o golo teimava em não aparecer. Vítor Pereira, decidido a terminar o ano 2011 em primeiro lugar, apostou em tudo com a saída do defesa Maicon e entrada do avançado Cristian Rodríguez.

Numa altura em que o FC Porto praticamente morava no campo do Marítimo, enquanto este se limitava a defender e a (tentar) surpreender com contra-ataques, o treinador portista apostou na entrada do jovem avançado Iturbe para o lugar de Djalma.

Os golos portistas surgiram nos últimos 10 minutos do desafio, com Cristian Rodríguez a marcar aos 81 e, três minutos mais tarde, Briguel a marcar na própria baliza, confirmando a vitória do FC Porto para um Natal portista mais alegre.

Terminado o encontro, FC Porto termina 2011 na primeira posição com 33 pontos, os mesmos que o Benfica. Já a equipa da Madeira mantém a quinta posição mas pode ver o Sporting de Braga aumentar terreno para os lugares da frente.