O Vitória de Guimarães cedeu este sábado um empate 1-1 ao Gil Vicente em casa, na 13.ª jornada da Liga de futebol, e mantém-se atrás da equipa de Barcelos na tabela classificativa, com menos um ponto.

O Vitória marcou primeiro, por Nuno Assis (18), o melhor jogador enquanto esteve em campo, mas o Gil Vicente chegaria ao empate pouco antes do intervalo, num autogolo de N’Diaye (44).

A equipa vitoriana entrou muito melhor em jogo e ficou a dever a si própria não ter sentenciado o jogo na primeira hora. Logo aos 04 minutos Toscano rematou cruzado, com o pé esquerdo, obrigando Adriano a empenhar-se.

O Gil Vicente respondeu com um pontapé de “ressaca” de Luís Carlos, que saiu muito perto da baliza vimaranense (08), mas o lance foi uma exceção no desacerto inicial da equipa.

Aos 11 minutos, Nuno Assis, entre os centrais adversários, cabeceou ao poste após centro de Toscano da esquerda, mas o Vitória não demorou muito a chegar ao golo, concluindo uma jogada de contra-ataque que começou em Nilson, passou por Paulo Sérgio e teve os principais intervenientes em Edgar e Nuno Assis, que trocaram de função.

O “gigante” ponta de lança (1,91 metros) enganou Júnior Caiçara na direita e centrou para o “baixinho” médio ofensivo (1,68 metros) que, novamente de cabeça, desta vez não perdoou e fez o primeiro golo da partida.

Logo a seguir (21), Nuno Assis assistiu Paulo Sérgio que, na cara de Adriano, não conseguiu desfeitear o guarda-redes brasileiro, que voltou a destacar-se por duas vezes no mesmo minuto (27) anulando remates perigosos de João Paulo e Toscano após cantos da direita.

Aos 31 minutos, Paulo Alves emendou o equívoco de uma equipa que não chegava à baliza adversária mão e trocou o médio defensivo Pedro Moreira pelo avançado Roberto, estendendo a equipa para a frente e equilibrando a contenda, tendo colhido frutos pouco antes do intervalo.

Primeiro, o Gil Vicente avisou - canto de Richard da direita e Halison, de cabeça, a falhar por muito pouco o alvo (39) - e depois marcou num lance muito parecido: livre de Richard da direita, Roberto e Halison tentam, sem sucesso, tocar na bola, e N’Diaye desvia, inadvertidamente, para a própria baliza.

Na segunda parte, logo aos 47 minutos, Nilson evitou o segundo dos gilistas defendendo um remate de Luís Carlos, mas a equipa da casa respondeu com dois bons remates de Nuno Assis (55 e 61), o primeiro saiu por cima, o segundo obrigou Adriano a defender para canto.

A partida decaiu de qualidade, com ambas as equipas a repartirem o comando da partida, mas sem criarem grandes ocasiões de golo.

As exceções ocorreram aos 70 minutos, com Guilherme a rematar já bem dentro da área para uma grande defesa de Nilson, e aos 81, por Edgar, que viu o seu remate rasar a barra.