O árbitro Duarte Gomes admitiu hoje, no seu perfil no Facebook, ter falhado no jogo de sábado entre o FC Porto e o Marítimo ao não assinalar uma grande penalidade a favor dos campeões nacionais de futebol.

«A evidência televisiva aniquila friamente o que o momento fotográfico tão bem iludiu: Sim. Penalty e sim falhei. Falhei e já segui em frente», escreveu o árbitro, que no sábado dirigiu o encontro da 13.ª jornada da Liga.

Em declarações à agência Lusa, Duarte Gomes confirmou a autoria do texto e defendeu a utilização das redes sociais para aproximar e humanizar o árbitro.

A publicação na qual admite o erro é antecedida por uma outra na qual o árbitro de Lisboa refere que «reconhecer um erro mais não é do que assumir a condição humana na sua plenitude e ter noção de que, por muito que tentemos, a falibilidade andará sempre de mãos dadas com o acerto».

«Isso torna-se mais óbvio quando o que fazemos implica tomar decisões a toda a hora, em condições pouco fáceis. É essa realidade muito próxima que permite que uns evoluam... e outros não... Mas se fossemos todos iguais... que piada teria?», questiona Duarte Gomes.

No final do encontro de sábado no estádio do Dragão, o presidente do FC Porto insurgiu-se contra Duarte Gomes, por este não ter assinalado uma grande penalidade sobre Belluschi.

Pinto da Costa recordou ainda os três castigos máximos assinalados pelo mesmo árbitro no jogo Benfica-Vitória de Guimarães e na «grande penalidade fantasma marcada sobre Otamendi no jogo do apagão da última época».

«Peço apenas que passem as imagens e sem comentários», sustentou Pinto da Costa, acrescentando que, se Duarte Gomes, «que estava em cima da jogada, não viu o lance que envolveu Belluschi, então não tem condições para arbitrar, porque vê mal».