Nacional e Vitória de Setúbal empataram este domingo a um golo, no Estádio da Madeira, no Funchal, em jogo da 13.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

O conjunto sadino esteve em vantagem na partida, fruto de um golo marcado por Rafael Lopes, aos 22 minutos, mas os madeirenses igualaram, aos 76 minutos, por Claudemir, na marcação de uma grande penalidade.

Com este resultado, o Nacional ascendeu ao 13.º lugar da classificação, agora com 12 pontos, enquanto o Vitória de Setúbal manteve a 12.ª posição, agora com 13 pontos.

Numa partida nem sempre bem jogada, as equipas equivaleram-se no futebol produzido, apesar de terem sido os madeirenses que arriscaram mais. Mesmo assim, o Nacional continua sem vencer para a Liga desde que Pedro Caixinha assumiu o comando técnico, à 10.ª jornada.

O Nacional foi a primeira equipa a criar perigo em dois lances protagonizados pelo angolano Mateus, aos 10 e 13 minutos, com os remates a serem defendidos por Diego.

O primeiro sinal dos sadinos, ocorreu aos 20 minutos, num lance de bola parada, que Bruno Amaro marcou para defesa difícil de Marcelo Valverde.

Contudo, aos 22 minutos, o Vitória de Setúbal ganhou vantagem no marcador, através de um cabeceamento de Rafael Lopes, correspondendo a um cruzamento de Jorge Gonçalves da direita.

À passagem da meia hora, em nova tentativa de ataque do Vitória, a bola lançada em profundidade para a área do Nacional, Jorge Gonçalves dominou mas, quando se preparava para rematar, foi “ceifado” por Marcelo Valverde, que originou a marcação de uma grande penalidade.

Na cobrança, Neca permitiu a defesa do guarda-redes do Nacional e na recarga o mesmo jogador atirou à barra, gorando-se assim a oportunidade de os sadinos ampliarem a vantagem.

Os "alvi-negros" reagiram positivamente no último quarto de hora da primeira parte e Mateus, aos 36 minutos, surgiu isolado frente a Diego, permitindo a intervenção do guarda-redes adversário.

Em desvantagem, esperava-se uma reação enérgica dos madeirenses na segunda parte, mas a equipa revelou sempre dificuldade em soltar-se.

Mais sereno, o Vitória de Setúbal, conseguia travar as poucas investidas dos madeirenses, numa altura em que a equipa sentia mais dificuldades em jogar no meio campo adversário.

Ainda assim, Rafael Lopes podia ter marcado, aos 62 minutos, quando acorreu a um cruzamento de Bruno Gallo mas o cabeceamento saiu ao lado.

Aos 76 minutos, o Nacional chegou à igualdade, através de uma grande penalidade, que castigou uma falta de Igor sobre Oliver na área, que valeu a expulsão ao jogador “sadino”. Na cobrança do penalti, Claudemir bateu Diego, sem dificuldade.

Com menos uma unidade, devido à expulsão de Igor, os sadinos preocuparam-se mais em defender e garantir a conquista de ponto, enquanto o Nacional ainda insistiu, mas acabou por não conseguir chegar à vitória.

Já no período de descontos, os sadinos ficaram reduzidos a nove unidades, devido à expulsão de Hugo Leal.