O Sporting sofreu este domingo para empatar a um golo no terreno da Académica e ficou ainda mais longe de FC Porto e Benfica, líderes da Liga portuguesa de futebol, na 13.ª jornada.

Em Coimbra, Ederzito colocou os “estudantes” em vantagem, aos 28 minutos, mas Elias refez a igualdade, aos 80, num encontro em que os “leões” falharam várias oportunidades de golo, sobretudo pelo seu principal avançado, o holandês Ricky van Wolfswinkel.

Aos 89 minutos, Elias viu o cartão vermelho, por acumulação de amarelos, e deixou o Sporting com menos uma unidade nos instantes finais. O médio brasileiro falha assim o encontro frente ao Marítimo, dos quartos de final da Taça de Portugal.

Com este resultado, o Sporting continua no terceiro lugar, mas agora a seis pontos dos dois principais rivais, e pode ver ainda o Sporting de Braga, quarto, colocar-se a apenas dois, caso vença na segunda-feira o Olhanense, no jogo que encerra a ronda.

Nas últimas três jornadas, os “leões” perderam cinco pontos para FC Porto e Benfica.

Por seu lado, a Académica conservou o sexto lugar, com 17 pontos.

Nos jogos da tarde, o Beira-Mar cotou-se como um dos vencedores da jornada: venceu no campo do Paços de Ferreira, por 3-0, e subiu até ao sétimo lugar.

De mal a pior vai a formação da Mata Real, que sofreu a segunda derrota sob o comando de Henrique Calisto e continua na última posição, agora a quatro pontos da “salvação”.

O Nacional da Madeira, que também está na luta pela manutenção, empatou (1-1) na receção ao Vitória de Setúbal, apesar dos sadinos terem terminado o encontro com menos dois jogadores. Igor (75 minutos) e Hugo Leal (90) viram o cartão vermelho.

Mesmo assim, este resultado foi suficiente para tirar a equipa madeirense dos lugares de despromoção, estando agora na 14.ª e antepenúltima posição.

Mais tranquila ficou a vida do Feirense, que venceu na receção à União de Leiria, por 2-1, e deu um salto na classificação até ao nono lugar. Buval bisou (22 e 62) e foi a grande figura da equipa de Santa Maria da Feira, enquanto Bruno Moraes reduziu para os leirienses (72).

A formação de Manuel Cajuda continua a realizar um campeonato irregular e ocupa a 13.ª posição, apenas um ponto acima da “linha de água”.

No sábado, o FC Porto regressou ao comando da Liga, após vencer o Marítimo, por 2-0, no Estádio de Dragão, e continua em igualdade pontual com o Benfica, que na sexta-feira iniciou a 13.ª ronda com uma goleada (5-1) sobre o Rio Ave.