O treinador de guarda-redes do Sporting elogiou hoje a «boa exibição» de domingo, em Coimbra, frente à Académica, à qual só faltou «maior eficácia na finalização», em jogo da 13.ª jornada da Liga de futebol.

«Não fomos felizes na finalização, mas fizemos um jogo muito bom. É preciso não esquecer que o campeão nacional perdeu lá há pouco tempo por 3-0. Estamos muito satisfeitos com a época que o Sporting está a fazer», disse Jorge Vital, durante um treino das escolinhas e infantis do Sporting no estádio Universitário, que contou com os guarda-redes do plantel sénior Rui Patrício, Marcelo Boek e Tiago e do guarda-redes dos juniores Rafael Veloso.

Vital defendeu este tipo de iniciativas regulares por parte do Sporting no sentido de «aumentar a motivação» dos jovens guarda-redes e lembrou que «uma vez por semana, na Academia de Alcochete, são levadas a efeito ações de formação dos jovens guarda-redes» nos vários escalões do clube.

O treinador de guarda-redes "leonino" referiu que estas ações se enquadram numa «linha de orientação» do clube para a formação de guarda-redes, tendo em linha de conta a «posição específica» que estes ocupam e a «evolução que o processo de treino tem registado nos últimos anos».

Referindo-se a Rui Patrício, atual titular do Sporting e da seleção nacional, Vital enalteceu as suas «grandes qualidades», estendendo o elogio a Marcelo e Tiago, revelando que a filosofia subjacente a cada treino diário é a de que, cada um deles, «se sinta melhor guarda-redes do que era antes do treino».

De resto, considerou que Rui Patrício não se deixa deslumbrar com o interesse de muitos clubes nos seus serviços veiculado pela comunicação social e «tem noção de estar obrigado a render diariamente» e de que «faz parte de uma equipa de cujo rendimento depende».

O guarda-redes Tiago, que tem sido a terceira opção de Domingos, fugiu à pergunta sobre a sua escassa utilização esta época:

«É uma opção do treinador, cabe-lhe decidir, mas esta não é a altura para falar disso, mas sim destes miúdos, que são o futuro do Sporting. Penso que o clube está a trabalhar muito bem a este nível e que terá os seus frutos mais tarde.»

Deu o exemplo do «investimento do Sporting em Rui Patrício», hoje «titular da seleção nacional», o qual «nasceu e cresceu futebolisticamente no clube», o que só abona «o trabalho que tem sido desenvolvido e a boa imagem que o clube projeta».

Sobre o empate frente à Académica, considerou que «não abalou a confiança» da equipa, visto que esta fez «uma boa exibição, à qual só faltou um golo».