O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, questionou hoje o facto de o árbitro Duarte Gomes ter desvalorizado o penalti que ficou por assinalar a favor dos "dragões" no jogo com o Marítimo, da 13.ª jornada da Liga de futebol.

«Foi mais um a dizer que foi penalti. Ele disse que viu o que toda a gente já tinha visto. Mas não lamentou ter errado. Disse que a vida seguia em frente como se nada se tivesse passado», disse, durante um jantar com os habituais promotores das suas recandidaturas à presidência portista.

O "juiz" lisboeta admitiu no facebook que falhou ao não assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto, por empurrão a Belluschi, quando o resultado estava em 0-0.

A passividade do árbitro auxiliar também não foi poupada, pois «Venâncio Tomé, antigo fiscal de linha de Lucílio Baptista, está à frente da jogada, sem ninguém a perturbar a sua visibilidade, e também não viu e também achou (um lance) normal».

Apesar das queixas, Pinto da Costa defende que a arbitragem portuguesa está «bem»:

«Ainda hoje, nos 12 árbitros para o Europeu, foi escolhido um português, Pedro Proença. Notável, pois quase 40 países ficaram de fora. É sinal de que a arbitragem está bem e temos bons árbitros. Pedro Proença está ao nível de Vítor Pereira e António Garrido, grandes árbitros que tivemos noutros mundiais e europeus.»

«Não quero dizer que pelo facto de haver uma má arbitragem de um árbitro, que por infelicidade tem tido más exibições, que a arbitragem esteja mal. O nível é bom», reforçou.

Pinto da Costa está mais satisfeito com o desempenho do seu FC Porto, «uma equipa em crescimento evidente, não só pela potencialidade dos seus jogadores, da sua idade, mas em crescendo nas suas exibições».

«As últimas (exibições) não têm nada a ver com as anteriores. Uma equipa em crescendo e em que há muito a esperar», vincou.

Depois de considerar «prematuro falar em recandidatura para as eleições de 2013», Pinto da Costa fez um balanço «extremamente positivo» de 2011, lembrando que o clube «ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar e em todas as modalidades, não só o futebol».

O aumento do IVA no futebol «preocupa» Pinto da Costa, que lamentou a «inércia total de quem tem responsabilidades no futebol»:

«Isso foi falado há muitos meses e ninguém reagiu. Nem a Federação, nem a Liga tomaram medidas.»

«É injusto. Quando as seleções ganham, todos vêm colar-se à fotografia, mas depois fazem tudo para que o futebol tenha cada vez mais dificuldades», concluiu.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.