O estado do antigo futebolista internacional português Eusébio é «estacionário», sem qualquer «melhoria significativa», mas também sem agravamento dos parâmetros clínicos relativos à pneumonia bilateral, informou hoje o diretor clínico do Hospital da Luz, José Roquette.

«[Eusébio] Passou bem a noite e está estável. Do ponto de vista clínico, está estacionário. Não houve nenhuma melhoria significativa dos parâmetros inflamatórios, analíticos, nem radiológicos», indicou José Roquette, em conferência de imprensa realizada na unidade hospitalar, em Lisboa, assinalando que também «não houve agravamento».

O diretor clínico do Hospital da Luz reafirmou que o internamento do ex-futebolista, que completa 70 anos em 25 de janeiro de 2012, «muito provavelmente deverá prolongar-se para além do Natal», admitindo que Eusébio «demorará algum tempo» a recuperar, mas sem poder «garantir quanto tempo é que vai demorar a evolução».

«Está muito consciente. Tem estado acompanhado pela família dentro da medida do possível, mas temos feito uma restrição de visitas», explicou o médico, indicando que a família terá sempre a última palavra naquela matéria, até «para a visita do presidente do Benfica», clube no qual Eusébio se destacou como futebolista.

José Roquette defendeu também que, «até por uma questão de vigilância», não é aconselhável instalar Eusébio num quarto, defendendo a continuidade do atual embaixador da seleção portuguesa na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e depois a sua passagem para os Cuidados Intermédios do hospital.

O diretor da UCI, João Sá, reafirmou que Eusébio sofreu «uma infeção pulmonar aguda», uma «infeção respiratória baixa», que é provocada «por um micróbio que nem sempre se consegue isolar».

Eusébio, que deu entrada na segunda-feira no hospital da Luz com um quadro de pneumonia bilateral, já tinha sido internado em 2007 naquela unidade para se sujeitar a uma operação à artéria carótida esquerda para prevenir um eventual Acidente Vascular Cerebral (AVC).