As eleições intercalares para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) realizam-se numa Assembleia-Geral (AG) extraordinária marcada para 12 de janeiro, anunciou hoje o organismo no seu sítio oficial na Internet.

No comunicado é referido um ponto único na ordem de trabalhos da AG, que se realiza a partir das 14h30 na sede da Liga: eleição intercalar, até junho de 2014, para o presidente e a mesa da Assembleia-Geral, para o presidente da LPFP e para a Comissão Disciplinar.

Segundo a mesma nota, «as listas a submeter a eleição, devidamente instruídas, deverão dar entrada na sede da LPFP até 7 de janeiro de 2012».

Até ao momento ainda não há qualquer candidatura confirmada, sendo, no entanto, referidos os nomes do diretor do Euro2004, António Laranjo, do ex-candidato à presidência do Sporting Sérgio Abrantes Mendes e do ex-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva Paulo Teixeira.

Tiago Craveiro recusou na semana passada um convite dos clubes da Liga de Honra para avançar para a presidência, por pretender manter o cargo de secretário-geral, enquanto o ex-ministro da Educação Couto dos Santos também manifestou indisponibilidade, apesar de ter o apoio do Sporting.

O ato eleitoral na Liga surge na sequência da saída do anterior presidente, Fernando Gomes, que em 10 de dezembro foi eleito o novo responsável máximo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sucedendo a Gilberto Madaíl.

Fernando Gomes bateu Carlos Marta na corrida à presidência da FPF e da estrutura que mantinha na Liga também saíram os presidentes da AG e da Comissão de Arbitragem, José Luís Arnaut e Vítor Pereira, que passaram a desempenhar cargos idênticos na FPF.