O sócio do Vitória de Guimarães Luís Freitas quer convocar uma Assembleia-Geral (AG) extraordinária para destituir a direção liderada por Macedo da Silva, mas assegura que o seu requerimento terá o devido «fundamento jurídico».

Luís Freitas pretende estar segunda-feira junto ao Estádio D. Afonso Henriques para debater com adeptos e associados a situação «gravíssima» do clube minhoto, explicou hoje à Agência Lusa.

Consigo levará um texto «devidamente fundamentado juridicamente» para poder ser assinado por, no mínimo, 120 sócios e, assim, ser convocada uma AG extraordinária para destituir os atuais órgãos sociais, o que considera ser «incontornável».

Recorde-se que, em finais de novembro, um outro grupo de sócios, encabeçado por Paulo Emanuel Mendes, entregou um requerimento para esse fim, mas o presidente da mesa da AG, João Cardoso, encaminhou-o para o Conselho de Jurisdição por entender existirem dúvidas quanto à legalidade de alguns aspetos.

Luís Freitas será candidato à presidência da direção nas próximas eleições, mas notou que é «um humilde inspetor de veículos automóveis» e, consciente que o futebol exige muitos «meios», só formalizará a sua candidatura «se conseguir reunir os apoios financeiros necessários através de grupos internacionais que estejam interessados em investir na marca ‘Vitória de Guimarães’», contactos que já iniciou, mas dos quais ainda não obteve retorno.

Sócio número 17.176, Luís Freitas chegou a jogar futebol nas camadas jovens do Vitória, diz-se «um apaixonado pelo clube» e mostra grande ambição.

«Entendo que o Vitória deve ombrear com os ‘três grandes' do futebol português e lutar por ser campeão nacional», diz.

Para a atual direção sobram críticas: «Tem feito um péssimo trabalho. O clube tem problemas gravíssimos nomeadamente ao nível financeiro».

Falta mais de um ano para um novo ato eleitoral no Vitória de Guimarães (Macedo da Silva foi reeleito presidente para um novo triénio em março de 2010) - isto se não houver eleições antecipadas, conforme desejam alguns setores da massa associativa -, e existem já três candidatos.

Além de Luís Freitas, Luís Cirilo, antigo dirigente do clube no "reinado" de Pimenta Machado e ex-governador civil do distrito de Braga, que hoje pediu eleições antecipadas no seu blogue, e Pinto Brasil (derrotado por Macedo da Silva nas últimas eleições) já manifestaram publicamente essa intenção.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.