Esta semana escolhemos Jorge Nuno Pinto da Costa como alvo da análise “O mundo visto daqui” - uma infografia que mostra a rede de ligações entre personalidades nas notícias. O dirigente histórico do FC Porto comemorou os 74 anos no Dubai, onde se deslocou para participar na gala dos Globe Soccer Awards. Pinto da Costa foi referido em 70 notícias no período de 22 a 28 de dezembro.

Pinto da Costa surge nesta rede de ligações acompanhado de grandes nomes do show bizz do futebol europeu, entre treinadores, jogadores e responsáveis da UEFA. Nos Globe Soccer Awards, o líder portista foi distinguido com o Prémio Carreira. A ligação mais forte do líder dos dragões é o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, com quem partilha 20 notícias, e que deu o FC Porto como exemplo de clube capaz de formar bons jogadores. Distinguido também com um prémio – o de Figura mais Mediática – foi outro português, Cristiano Ronaldo, que surge com Pinto da Costa em 16 notícias. Várias outras personalidades deste mapa – como André Villas-Boas, Mourinho ou Fernando Santos – estiveram já ligadas ao FC Porto. Uma rede de estrelas, do Porto para o mundo. Veja aqui as ligações. 

O mundo visto daqui é um projeto do SAPO Labs e do SAPO Notícias coordenado por Eduarda Mendes Rodrigues. Todas as semanas escolhemos uma personalidade que esteve em foco nas notícias.