Sporting e FC Porto poderão tornar o “clássico” de sábado no mais "estrangeiro" das últimas 15 temporadas entre ambos, caso entrem em campo com os "onzes" mais utilizados nas últimas jornadas da Liga portuguesa de futebol.

Os técnicos Domingos Paciência e Vítor Pereira têm a palavra, mas, se obedecerem às últimas escolhas para partidas da Liga, este será o “clássico” com mais jogadores nascidos fora de Portugal, desde 1996/1997, época em que deixou de haver limitação de estrangeiros por equipa.

Assim sendo, dos 22 jogadores que provavelmente alinharão de início no Estádio de Alvalade, 17 serão estrangeiros e apenas cinco portugueses, contrariando a história recente dos dois clubes, em particular da formação "verde e branca".

Do lado dos "leões", Domingos Paciência deverá apostar em oito atletas estrangeiros (Anderson Polga, Onyewu, Insúa, Elias, Schaars, Carrillo, Van Wolfswinkel e Diego Capel), enquanto Vítor Pereira deverá chamar nove "forasteiros" à equipa titular portista (Helton, Maicon, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Belluschi, Djalma, Hulk e James Rodríguez).

Desde a temporada 1996/1997, "leões" e "dragões" disputaram 30 encontros para a principal competição nacional de futebol, sendo que o recorde foi atingido na época 2008/2009, quando 14 estrangeiros iniciaram a partida da 20.ª jornada (sete para cada lado).

Nesse jogo, disputado no Estádio do Dragão (0-0), o treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, entregou a titularidade aos brasileiros Helton, Fernando e Hulk, aos argentinos Lucho González e Lisandro López, ao francês Cissokho e ao uruguaio Cristian Rodríguez.

Do outro lado, Paulo Bento apostava nos brasileiros Anderson Polga, Pedro Silva, Rochemback, Derlei e Liedson, além do argentino Grimi e do russo Izmailov.

Por outro lado, a época 2002/2003 foi aquela em que se registou o menor número de atletas nascidos fora de Portugal nos "onzes" iniciais, já que, em ambos os clássicos da Liga, foram seis os estrangeiros que mereceram a confiança de José Mourinho e Laszlo Boloni.

Em mais de metade dos 30 jogos disputados (16), o FC Porto apresentou mais atletas estrangeiros que o “rival” lisboeta, que regista apenas sete partidas com maior número de estrangeiros no "onze" inicial, precisamente o mesmo número de "igualdades" entre ambos.

Sporting e FC Porto jogam o “clássico” da 14.ª jornada da Liga portuguesa, no sábado, a partir das 20:15.