Domingos Paciência, atual treinador do Sporting, foi o “inimigo público” dos “leões” durante três temporadas, nas quais decidiu três “clássicos” em Alvalade a favor do FC Porto, que reencontra no sábado, na 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol.

Durante mais de uma década, Domingos foi símbolo do FC Porto, mas teve o seu período mais profícuo frente aos “leões” entre 1993/94 e 1995/96, durante o qual marcou todos os oito golos que conseguiu frente ao clube de Alvalade.

O primeiro tento do esguio avançado frente ao Sporting aconteceu a 21 de novembro de 1993, decidindo, logo aos seis minutos, o “clássico” da 10.ª jornada.

Na temporada seguinte, assinou mais um golo em Alvalade para Domingos, desta feita de grande penalidade, aos 58 minutos, e garantiu novo triunfo para o FC Porto, treinado pelo inglês Bobby Robson, que tinha sido despedido do Sporting.

Os últimos golos de Domingos frente ao Sporting ocorreram a 13 de janeiro de 1996, tendo o avançado, com a braçadeira de “capitão”, bisado e assegurando o triunfo por 2-0 no “batatal” de Alvalade.

Pelo meio, o internacional português marcou mais quatro golos ao Sporting, dois dos quais também em Alvalade, no empate a duas bolas na segunda “mão” da Supertaça de 1995, que os “leões” acabariam por conquistar na “finalíssima” em Paris.

Fora de Alvalade, Domingos marcou apenas dois golos ao Sporting, no antigo Estádio das Antas, num triunfo por 2-1, na época 1995/96.

No total, Domingos Paciência marcou oito golos ao Sporting nos 23 encontros que disputou frente ao seu atual clube.