António Laranjo e Mário Figueiredo disputam hoje a sucessão de Fernando Gomes na presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), em ato eleitoral que decorrerá no Porto, a partir das 14h30.

O futuro presidente da LPFP será empossado numa cerimónia marcada para as 20h00, no auditório da sede do organismo, onde decorrerá a assembleia geral em que os 32 clubes escolherão entre as duas listas concorrentes.

Para efeitos da eleição, os clubes da Liga “valem” dois votos cada, enquanto os da Liga de Honra contam apenas um.

O caráter intercalar destas eleições definirá os corpos sociais da LPFP até junho de 2014, dando seguimento ao mandato iniciado por Fernando Gomes, a 7 de junho de 2010.

António Laranjo, diretor-geral na REFER – Rede Ferroviária Nacional e anterior diretor do Euro2004, tem já o apoio declarado de Sporting de Braga e dos clubes da Liga de Honra, num total de 18 votos, devendo ainda contar com os votos dos três “grandes”, uma vez que recebeu elogios dos respetivos dirigentes.

O líder da lista A apresenta o deputado Couto dos Santos como candidato a presidente da AG e João Vieira de Carvalho à Comissão Disciplinar (CD).

Por sua vez, o advogado Mário Figueiredo (lista B), que conta com o apoio público do Marítimo e da União de Leiria, apresenta André Dinis de Carvalho para presidir à mesa da reunião magna e Júlio Manuel Vieira Gomes para a CD.