O Nacional e a União de Leiria empataram hoje a duas bolas, em jogo da 15.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, que teve alguma emoção e muitos erros de parte a parte.

Os insulares acusaram o desgaste de um jogo a meio da semana, com o Sporting para a Taça de Portugal, enquanto os leirienses, mal classificados, surpreenderam-se com as facilidades encontradas, mas não souberam aproveitá-las, pese o ponto conquistado na Choupana.

O resultado coloca o Nacional no 11.º lugar, com os mesmos 16 pontos que o Beira-Mar e o Gil Vicente, que se encontram acima dos insulares na tabela. A União de Leiria manteve a penúltima posição, agora com 13 pontos.

O Nacional, defensivamente permeável, deparou-se com um conjunto leiriense taticamente bem organizado e mais esclarecido nas ações ofensivas.

Ao início de jogo pouco auspicioso dos insulares, os leirienses responderam com eficácia ofensiva. Deste modo, o golo de Ogu, aos 18 minutos, obtido após um canto e uma série de ressaltos, trouxe alguma verdade ao jogo, atendendo à disposição das equipas.

Os madeirenses, a denotarem uma grande intranquilidade, foram cedendo à melhor organização da equipa orientada por Manuel Cajuda.

A resposta ao golo sofrido foi ténue por parte do Nacional e expressa num remate de Oliver, aos 22 minutos, que rasou o travessão.

Mais tarde, Mário Rondon deu novo aviso, num lance individual, já que coletivamente a equipa tardava em responder, mesmo com a alteração feita logo aos 30 minutos - Skolnik entrou para o lugar Andrés Madrid.

Aos 43 minutos, o União de Leiria poderia ter marcado, com Ogu, à vontade, a rematar para uma boa defesa de Vladan.

Na segunda parte, o Nacional evidenciou melhoras significativas e a equipa marcou aos 48 minutos: Stojanovic cruzou na esquerda e Candeias, com um remate à meia volta, fez o tento da igualdade.

Contudo, aos 52 minutos, num lance polémico, Vladan fez falta sobre Ogu e o árbitro não hesitou na marcação da grande penalidade, nem na expulsão do guarda-redes dos insulares, com Elvis, na conversão, a colocar os leirienses novamente em vantagem.

O Nacional não baixou os braços e voltou à carga, criando vários lances de perigo, na altura em que a equipa vivia o seu melhor período no jogo.

Aos 81 minutos, os madeirenses chegaram de novo à igualdade: Claudemir serviu Skolnik e o médio bateu Oblak pela segunda vez na partida.

Até ao final do jogo, o Nacional esteve sempre mais perto da baliza, criando lances de perigo relativo, mas o resultado não mais se alterou.