O Olhanense quebrou hoje um jejum de triunfos de quase três meses na Liga portuguesa de futebol, ao bater o Beira-Mar, por 2-1, em jogo da 15.ª e última jornada da primeira volta da prova.

Sem vencer no escalão principal desde 22 de outubro (na oitava jornada, triunfo por 1-0 sobre o Vitória de Guimarães), a equipa de Olhão chegou à vantagem com golos de Wilson Eduardo (54) e Rui Duarte (81), mas sofreu nos minutos finais para segurar os três pontos, depois de Artur ter reduzido a desvantagem (86).

Com este triunfo, o Olhanense ultrapassou o adversário na tabela, subindo ao oitavo lugar, com 17 pontos, enquanto o Beira-Mar é nono, com 16.

O início de jogo valeu quase por toda a primeira parte, com cinco minutos muito movimentados e o perigo a rondar as duas balizas.

Wilson Eduardo, com um remate ao lado, aos dois minutos, e Salvador Agra, com um tiro à figura de Rui Rego, dois minutos depois, deixaram os primeiros avisos.

Logo na jogada seguinte, os aveirenses estiveram perto do golo inaugural: Zhang, com um centro bem medido, colocou a bola no “coração” da área, onde apareceu Élio a cabecear ao poste.

Depois do altíssimo ritmo inicial, o jogo decaiu de produção, com o Olhanense a ter mais bola mas a revelar dificuldades para penetrar na “muralha” defensiva do Beira-Mar.

Na melhor ocasião antes do intervalo, Nildo, com espaço para fazer melhor, atirou por cima, depois de um cruzamento rasteiro de Pedro Moreira (41).

Ao intervalo, o treinador dos aveirenses, Rui Bento, foi obrigado a fazer uma substituição, tirando o guardião Rui Rego, que se tinha lesionado minutos antes, e colocando Jonas.

Os algarvios entraram melhor na segunda parte e o golo chegou aos 54 minutos, com Wilson Eduardo a faturar, após assistência de Maurício, na sequência de um canto marcado por Rui Duarte.

A vantagem no marcador motivou o Olhanense, que se manteve dominador, embora tenha sido o Beira-Mar a desperdiçar uma boa oportunidade, quando Zhang, livre de marcação, falhou o cabeceamento a centro de Artur (65).

O Olhanense foi controlando o resultado e, aos 81 minutos, aumentou o marcador, com Rui Duarte a converter uma grande penalidade, castigando derrube de Nildo sobre Salvador Agra.

Aos 85 minutos, o árbitro Manuel Mota descortinou nova grande penalidade, desta vez na área do Olhanense, e Artur reduziu a desvantagem, na cobrança do castigo máximo.

O golo deixou os algarvios a sofrerem, mas a equipa de Sérgio Conceição aguentou a pressão aveirense e o técnico garantiu a sua primeira vitória como técnico principal.