Os administradores da SAD da União de Leiria liquidaram hoje o total da dívida às finanças, no dia em que decorreram as alegações finais do processo que está a ser julgado no Tribunal de Leiria.

O Ministério Público acusou os administradores da SAD da União de Leiria do crime de abuso de confiança fiscal na forma continuada por alegadamente reterem de forma indevida um total de 356.644,41 euros, relativos ao IRS, dos salários de funcionários, jogadores e treinadores de março a outubro de 2009.

A União de Leiria SAD iniciou um processo extrajudicial de conciliação com as Finanças em setembro de 2010, para pagamento faseado da dívida ao Estado, que se situava em cerca de 71 mil euros quando o julgamento se iniciou.

Segundo documento das finanças entregue durante julgamento, a dívida desceu de 71 para cerca de 61 mil euros. Hoje, o presidente da SAD pagou toda a dívida e respetivos juros, num total de 89.735 euros.

Durante as alegações finais, a procuradora da República admitiu que, «apesar de toda a prova dos factos ter sido feita», os acusados podem não ser condenados.

«A dívida está liquidada, pelo que os arguidos podem ser condenados, como pode a pena ser suspensa», reforçou a procuradora.

Já os advogados de defesa consideraram que não há razão para qualquer condenação, salientando que os administradores nunca se apropriaram do dinheiro em proveito próprio.

«Ficaram provadas as dificuldades financeiras da SAD e que os administradores colocavam dinheiro seu na SAD», referiram.

O presidente da SAD, João Bartolomeu, adiantou ao juiz que os valores do IRS não foram entregues às finanças porque a SAD não tinha dinheiro para cumprir com os ordenados.

«A prioridade era pagar os salários aos jogadores para que eles não rescindissem contrato para ganharmos mais-valias com as suas transferências e ter dinheiro para cumprir com as nossas obrigações», disse.

A leitura da sentença está marcada para o dia 27 de janeiro, às 13:30.