O treinador do Vitória de Guimarães disse este sábado esperar um jogo muito difícil com o FC Porto, domingo, no "Dragão", da 16.ª jornada da Liga de futebol, mas frisou que joga sempre para vencer.

«Temos consciência de que o do outro lado está uma equipa muito forte, que vai querer comandar o jogo e que nos vai colocar problemas que outras equipas não colocam», disse Rui Vitória, em conferência de imprensa, na antevisão da partida.

O Vitória está numa fase ascendente no campeonato, tendo passado nas últimas sete jornadas da última posição para a sexta, somando cinco triunfos, um empate e uma derrota, e o técnico quer dar sequência ao «caminho positivo» que está a ser trilhado

«Se o FC Porto vencer será normal, mas estamos aqui para contrariar essa lógica. Exigimos a nós mesmos uma atitude de campeões, de querer vencer na vida, determinada, e estes jogos servem para isso mesmo, para os jogadores se transcenderem», disse.

Rui Vitória frisou que não entra «em nenhum jogo para perder ou empatar» e que acredita «sempre que se pode vencer».

«Vamos ter pela frente um adversário fortíssimo, mas temos que encarar todos os jogos como uma boa oportunidade para se vencer. Temos vindo a fazer um caminho positivo. Se calhar, ninguém acreditaria nesta consistência de subida na tabela», notou.

Apesar de admitir que o brasileiro Hulk «pode desequilibrar um jogo em qualquer momento», o técnico desvalorizou a ausência do avançado do FC Porto no jogo de domingo, devido a lesão.

«Praticamente todos os jogadores do FC Porto são internacionais e a qualquer momento podem resolver um jogo. Agora têm menos um, mas não esperamos facilidades», resumiu.

Em janeiro já saíram seis jogadores do Vitória - Serginho, Tony, Edson Sitta, Renan, Saucedo e Maranhão -, numa lógica de redução do plantel assumida pelos responsáveis vitorianos, e Rui Vitória admite que, até ao final do mês, mais jogadores possam sair, mas também entrar alguém.

Sobre Urreta, extremo uruguaio emprestado pelo Benfica que ainda não jogou esta temporada devido a sucessivas lesões, disse estar numa «fase de integração».

«Já integra os trabalhos, mas sempre com alguma preocupação por causa da paragem prolongada, mas, a breve prazo, penso que esteja disponível a 100 por cento», disse.

O Vitória é sexto classificado, com 20 pontos, enquanto o FC Porto é segundo, com 37. O jogo realiza-se às 18h15 de domingo, no Estádio do Dragão, no Porto, e vai ser arbitrado por Hugo Miguel, de Lisboa.

Convocados:
- Guarda-redes: Nilson e Douglas.
- Defesas: Alex, Defendi, Freire, João Paulo, Bruno Teles e Anderson Santana.
- Médios: El Adoua, Pedro Mendes, Leonel Olímpio e Nuno Assis.
- Avançados: Edgar, Soudani, Targino, Faouzi, Paulo Sérgio e Toscano.