Os clubes da Liga portuguesa de futebol estão entre os emblemas que menos aproveitam jogadores oriundos da formação, sendo apenas superados por Itália e Turquia, segundo o estudo anualmente elaborado pelo "Observatório do Futebol".

Os números, a que a Agência Lusa teve acesso, foram publicados no "Estudo Demográfico 2012", documento elaborado anualmente pelo "Observatório do Futebol" (CIES Football Observatory), sediado na Suíça, e da autoria dos analistas Raffaele Poli, Roger Besson e Loic Ravenel.

Segundo aquele documento, apenas 8,3 por cento dos jogadores das equipas lusas alinharam nos respetivos clubes pelo menos três anos, entre os 15 e 21 anos, valor que coloca Portugal muito abaixo da média europeia (22,2 por cento).

Entre os 33 campeonatos estudados pelo "Observatório do Futebol", a Liga portuguesa ocupa o antepenúltimo lugar, sendo apenas ultrapassada pelas ligas turca (7,9) e italiana (7,4), e a larga distância da líder Islândia, que aproveita cerca de 43 por cento dos atletas oriundos da formação.

Eslovénia (39 por cento), Croácia (38) e Eslováquia (37,7) surgem logo a seguir, sendo que, das cinco principais ligas, apenas a espanhola (24,7) e a francesa (22,9) conseguem superar a média europeia, apresentando melhores índices de aproveitamento do que Inglaterra (16,2), Alemanha (16) e a já referida Itália.

Este estudo reúne informações sobre a estatura, posições, nacionalidade, emigração e internacionalizações de 12.410 jogadores (408 em Portugal) e 500 equipas de 33 ligas europeias.