FC Porto e Vitória de Guimarães são as duas equipas com mais jogadores extracomunitários, entre as principais ligas europeias de futebol, sendo que oito emblemas lusos ocupam os 10 primeiros lugares do "ranking".

Os números, que constam no "Estudo Demográfico", elaborado pelo "Observatório do Futebol" (CIES Football Observatory) e a que a Agência Lusa teve acesso, fazem emergir portistas e vimarenenses entre as 500 equipas estudadas, ambos com 64 por cento de jogadores extracomunitários nos respetivos plantéis.

De resto, no "top-10" desta vertente apenas os italianos do Inter de Milão (59,3 por cento) e do Catania (48,3) impedem o pleno de equipas lusas, em que constam ainda os nomes de Sporting de Braga (63), Marítimo (60), União de Leiria (58,3), Nacional da Madeira (53,8), Benfica (52) e Sporting (48,1).

Contudo, alargando a pesquisa ao "top-23", é possível integrar mais cinco conjuntos lusos, que elevam para 13 o número total de portugueses neste extremo superior do "ranking": Gil Vicente (46,2 por cento), Olhanense (44), Académica (38,5), Paços de Ferreira (38,5) e Rio Ave (38,5).

Dos 16 emblemas que disputam a Liga portuguesa, somente Feirense, Beira-Mar e Vitória de Setúbal escapam a este "top-23", que inclui ainda cinco equipas italianas, duas belgas, duas ucranianas e uma cipriota.

Por outro lado, os russos do FC Rostov e os belgas do Gent são os clubes com maior número de nacionalidades no plantel, ambos com 16, apenas mais uma do que os ingleses do Arsenal (15) e os escoceses do Celtic (15).

Manchester United (14 nacionalidades) e Manchester City (13) são os outros destaques do "top-14", em que não figura qualquer equipa portuguesa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.