O treinador da União de Leiria, Manuel Cajuda, apelou hoje ao apoio do público leiriense, lembrando que, apesar da situação complicada na Liga portuguesa de futebol, a sua equipa está melhor do que vários adversários diretos.

Em 14.º lugar e na véspera de defrontar o Paços de Ferreira, último classificado do campeonato, Manuel Cajuda pediu «que as pessoas de Leiria venham tentar ajudar a equipa».

«Estamos numa situação melhor do que oito ou nove equipas do campeonato. As primeiras análises, ligeiramente falíveis, notam-se em relação aos pontos que se têm a mais nos jogos em casa e fora. Temos menos dois jogos em casa que a maioria das equipas. Há quem esteja muito melhor classificado e com perspetivas bem piores», explicou o técnico, em conferência de imprensa.

Por isso, o treinador dos leirienses lançou um repto ao público da cidade, habitualmente pouco dado a seguir a equipa: «Lutem pela União de Leiria. Venham ao futebol. Vamos ter uma luta até à última jornada, mas temos razões mais do que suficientemente fortes e válidas para acreditar que vamos conseguir».

Lembrando que só aquando da passagem pelo Vitória de Guimarães esteve numa situação «tão difícil», Cajuda sublinhou que lá, em compensação, teve «um público de sonho».

«É o que me está a faltar aqui. Estou a pedir à cidade para ajudar. Esquecendo tudo e lembrando só a União de Leiria. Fiz a parte mais difícil. Agora, vamos ao resto», disse.

Sobre o confronto de domingo entre duas equipas que lutam pela manutenção, Manuel Cajuda considerou-o tão decisivo como qualquer outro.

«Não me concentro mais à 17.ª jornada do que à 19.ª, nem este jogo é mais ou menos importante do que qualquer outro. Podem, algumas pessoas, dar-lhe um outro significado, mas para mim todos os jogos são iguais, importantes e todos são encarados com o único objetivo: trabalhar para ganhar».

O Paços de Ferreira é uma equipa que, como a União de Leiria, «está a lutar para ter melhores dias» e, por isso, o treinador perspetiva um jogo «muito difícil», tanto mais que, do outro lado, estará no banco outro veterano treinador português.

«O Henrique Calisto, enquanto treinador em Portugal, deu provas mais do que evidentes da sua capacidade e sabedoria. Se já fiquei feliz com o regresso dele ao futebol português, seguramente vou ter o prazer de o cumprimentar como dois guerreiros com sabedorias, artes e manhas para se enganarem um ao outro. Depois, seja o que Deus quiser», referiu Cajuda.

Frente ao Paços de Ferreira, a União de Leiria vai continuar a jogar no limite das suas possibilidades, sobretudo na defesa.

Gottardi, Hugo Alcântara e Patrick estão lesionados, enquanto Ivo Pinto, Marco Soares e Manuel Curto têm jogado em sacrifício, também devido a problemas físicos. Já Diego Gaúcho, Erichot e Maykon, todos defesas, saíram do clube nas últimas semanas.

A União de Leiria recebe o Paços de Ferreira no domingo, a partir das 16h00, no Estádio Municipal da Marinha Grande, uma partida arbitrada por Nuno Almeida, do Algarve.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.