No jogo de encerramento da 17.ª jornada, o veterano Nuno Gomes voltou a estar em destaque, saltando do banco para marcar o golo da vitória - no campeonato, leva já cinco e é dos jogadores que menos minutos precisa de jogar para "faturar".

Christian Pouga adiantou o Marítimo, aos 30 minutos, e Custódio, com assistência de Nuno Gomes, restabeleceu a igualdade, aos 60, num jogo de luta direta pelos lugares de topo da classificação, em que se defrontavam o quarto e o terceiro posicionados.

O Marítimo foi especialmente "castigado" pelo árbitro Bruno Esteves: ao mesmo tempo que não advertiu nenhum bracarense, mostrou quatro amarelos aos insulares e ainda um cartão vermelho direto a Robson, aos 64 minutos, quando o marcador registava empate.

Com este triunfo o Sporting de Braga dilata para seis a série de jogos a ganhar, na Liga, e ameaça já o FC Porto, que perdeu no sábado em Barcelos, 3-1, e se atrasou na perseguição ao líder Benfica, que "passou" na Feira, com 2-1 ao Feirense.

O Benfica lidera, com 45 pontos, seguido de FC Porto, com 40, e Sporting de Braga, com 37. Em quarto aparece agora o Sporting, que bateu o Beira-Mar e soma já 32 pontos, "fugindo" assim ao Marítimo, que continua nos 29.

Em grande destaque na jornada fica o jogo de domingo à noite em Barcelos, em que o FC Porto perdeu claramente, por 3-1, no que foi o ponto final de uma impressionante série de 55 jogos sem perder na Liga, por parte dos campeões nacionais.

O central Cláudio bisou na primeira parte e no início da segunda André Cunha aumentou para 3-0, com Silvestre Varela a reduzir para os "dragões" a um quarto de hora do fim.

O último desaire dos “dragões” na Liga tinha sucedido em 28 de fevereiro de 2010, ainda com Jesualdo Ferreira no comando, quando foram derrotados pelo Sporting, por 3-0, no Estádio José Alvalade.

Ao perder em Barcelos, o FC Porto falhou por um jogo apenas o recorde de jogos sem perder, do Benfica entre 1976 e 78.