Extrapolando a temática do futebol, em geral, e do treinador português, em particular, Henrique Calisto, que fez toda a sua carreira no exterior e que este ano chegou ao Paços de Ferreira, não poupou críticas há forma como Portugal se vende no exterior.

«Portugal não sabe vender o seu produto lá fora. O Vietname está a crescer 10 por cento ao ano e não há lá uma única empresa portuguesa», começou por dizer, para de seguida deixar um ‘recado’ ao presidente da Câmara do Porto: «Só pode sofrer de miopia por não ligar o FC Porto ao país, aquilo que temos de bom», disse durante o Fórum do Treinador que decorre no Porto.

Henrique Calisto sente, no futebol em particular, que a forma como «se fala mal todos os dias» não é a melhor maneira de apresentar o produto lá fora, porque, ao contrário daquilo que se possa pensar, a informação chega aos quatro cantos do Mundo.

«Somos autofágicos. Aquilo que os comentadores, quem escreve sobre futebol, diz todos os dias faz com que se esqueçam que há um Google translator, que se lê lá fora. Se soubessem teriam vergonha, só dizem mal. Como se diz mal de um produto que é a quarta melhor liga do mundo?», atirou, acrescentando que «a atividade que mais cativa é vilipendiada».

Para o treinador do Paços de Ferreira, a publicidade do técnico português faz-se «por osmose». «Mourinho, Ronaldo nos jornais, é este o marketing que temos. Porque alguém nos diz, é português, como tu», explicou.

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