A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) manifestou esta segunda-feira, em comunicado, solidariedade para com os árbitros João Ferreira e Paulo Baptista, castigados pela Federação por se terem recusado dirigir um jogo do Sporting.

A APAF sublinha, no documento, «total solidariedade para com os árbitros em causa» e coloca-se ao dispor «para qualquer assistência que possam precisar em sede de eventual recurso».

João Ferreira e Paulo Baptista foram suspensos, na passada semana, por três e dois jogos, respetivamente, pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por se terem recusado “apitar” o jogo Beira-Mar-Sporting, a 21 de Agosto, da segunda jornada da Liga portuguesa.

«Sem prejuízo do respeito pelo normal funcionamento das instituições e órgãos de justiça desportiva, a APAF reitera a absoluta confiança nos árbitros portugueses e, no caso concreto, das decisões que foram tomadas em consciência», refere a nota hoje difundida.

A APAF apela, ainda, «a todos os responsáveis e intervenientes no grande espetáculo que é o futebol para que criem e ajudem a criar condições para que os árbitros exerçam as suas funções de forma livre e sem quaisquer pressões».

Segundo o mesmo documento, «como em qualquer atividade, ninguém está isento de erros».

«Se o desportivismo e respeito imperarem também em relação aos árbitros todos teremos a ganhar com isso», conclui.