Leonardo Jardim sabe que um triunfo amanhã sobre o Vitória de Setúbal pode deixar o Braga provisoriamente em igualdade com o FC Porto no segundo lugar da Liga, mas retirou essa pressão da equipa na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

«Não é a nossa preocupação. Queremos é consolidar o nosso trajeto, conquistar os três pontos e dar continuidade ao que temos feito. Independentemente dos resultados dos outros adversários, interessa-nos ter um bom rendimento e ganhar os três pontos», disse o técnico arsenalista, tecendo elogios aos sadinos: «O Vitória tem uma equipa com qualidade, que não reflete a sua posição na classificação. É das equipas mais experientes e tem grande qualidade técnica.» 

Jardim poderá igualar esta sexta-feira a marca de 12 jogos sem derrotas que Domingos Paciência e Jesualdo Ferreira conseguiram no clube, mas não se mostra preocupado com o feito. «Não procuro recordes individuais mas o sucesso coletivo. Isso é que é importante», frisou.

O técnico ainda recusou a ideia de um Vitória fragilizado por ser "lanterna vermelha" e pela saída de alguns jogadores habitualmente titulares em janeiro, como Cláudio Pitbull, Anderson do Ó ou João Silva, entre outros.

«Acho que não, porque saíram uns, mas entraram outros, como o Meyong [antigo jogador dos minhotos], mas em casa queremos ser competentes e ganhar os três pontos», disse.

O jogo com o Vitória de Setúbal antecede a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, na terça-feira, diante dos turcos do Besiktas, em Braga, mas Leonardo Jardim assegurou que o clube "não tem o hábito de pensar a médio prazo quando a curto prazo tem um jogo tão importante", defendendo que um triunfo na sexta-feira será o melhor tónico para o jogo "europeu".

Alan e Lima, que trabalharam condicionados durante a semana devido a lesões, foram convocados, mas "não estão a 100 por cento". No entanto, Jardim acredita que "possam ainda evoluir até amanhã [sexta-feira] e dar o seu contributo à equipa".

O técnico revelou ainda que o médio líbio Djamal, que regressou esta semana depois de ter participado na Taça das Nações Africanas (CAN2012), "perdeu quatro quilos num mês" e "neste momento ainda não está totalmente disponível e, por isso, nem sequer foi convocado".

O jogo começa às 20h15 de sexta-feira, no Estádio Municipal de Braga.