O treinador do Nacional, Pedro Caixinha, disse esta sexta-feira que vai explorar o «risco máximo» do Benfica na visita de sábado ao Estádio da Luz, na 18.ª jornada da liga portuguesa de futebol.

Na antevisão ao jogo da Luz, o treinador dos insulares garantiu que a equipa não jogará «abatida» pelo facto de ter sido eliminada nas meias-finais da Taça de Portugal, na quarta feira, pelo Sporting.

«Será um jogo difícil frente ao líder, que tem uma equipa fantástica, que se encontra ainda invicta. O treinador Jorge Jesus costuma dizer que na Luz a sua equipa joga no risco máximo e é isso que nós vamos tentar explorar», explicou Pedro Caixinha em conferência de imprensa.

Com seis ausências, devido a lesões e castigos, o treinador do Nacional será obrigado a fazer alterações na equipa: «Teremos que proceder a mudanças, sobretudo ao nível do posicionamento da equipa».

Identificado com a forma de jogar do Benfica, Pedro Caixinha destacou uma das principais caraterísticas do adversário: «O Benfica apresenta uma média de 60 por cento de posse de bola nos jogos em casa, por isso temos que aproveitar os restantes 40 por cento para manter a nossa identidade e tentar surpreender».

Referindo-se às arbitragens, o técnico da equipa madeirense mostrou-se tranquilo com a nomeação do portuense Jorge Sousa.

«Os árbitros não nos preocupam e o que passamos à equipa são algumas informações sobre a personalidade de cada um deles, o resto não nos interessa», adiantou.

Ainda sobre as arbitragens, Pedro Caixinha afirmou que no futebol português existirão sempre «os pequenos e os grandes», mas afirmou que, nesse contexto, «as equipas mais pequenas farão sempre face aos grandes».

Para o técnico, no jogo com o Sporting, não perdeu apenas o Nacional, mas também a Madeira: «Não fomos à final da Taça, perdemos a oportunidade de nos qualificarmos para uma prova europeia e também ficamos impossibilitados de uma eventual participação na Supertaça».

O Nacional, 10.º classificado da Liga, com 19 pontos, defronta na sábado (20h30) o Benfica, líder com 45 pontos, em jogo relativo à 18.ª jornada da Liga portuguesa de futebol que será arbitrado pelo portuense Jorge Sousa.