O advogado Dias Pereira será o presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Vitória de Guimarães se Pinto Brasil vencer as eleições de 31 de março, informou esta sexta-feira  o candidato.

Nas eleições anteriores, em que Pinto Brasil perdeu para Macedo da Silva, Dias Pereira já fazia parte da sua lista, ocupando na altura o lugar de vice-presidente, tendo sido já responsável no Vitória de Guimarães pela área da formação do futebol.

Numa nota enviada à comunicação social, o candidato a sucessor de João Cardoso avisa que «ou os sócios confiam numa candidatura com capacidade e que apostará numa gestão forte e profissionalizada do clube, ou então o clube acaba mesmo».

«Os sócios têm que aprender a separar entre emoção e razão, e entre amadorismo e profissionalismo. Aqueles que andam para aí a dizer que se candidatam são gente amadora, que já estiveram ligados ao Vitória, mas de forma pouco abonatória, como também não têm qualquer prova dada em termos profissionais que permita antever que tragam alguma mais-valia», afirma ainda.

Dias Pereira diz ainda acreditar que, perante «o descalabro a que o clube chegou e a falta de peso institucional, empresarial e bancário dos putativos candidatos», estes nem «cheguem a apresentar qualquer candidatura».

Segundo a mesma nota, «para o núcleo duro de Pinto Brasil, a insolvência do Vitória de Guimarães está por um fio e só alguém com bom nome na banca, e não só, pode aguentar um ‘buraco’ que há de ser bem maior do que se consta, isto é, pode bem ultrapassar os 20 milhões de euros».

Dias Pereira repetiu depois a ideia de Pinto Brasil de não avançar para a constituição de uma sociedade anónima desportiva (SAD) - o empresário candidato à presidência da direção defende antes a criação de uma sociedade desportiva unipessoal por quotas (SDUQ).

«A solução não passará certamente pela criação de uma SAD. É conveniente que os sócios tenham a noção de que ninguém investirá no Vitória se não tiver o controlo do clube. Por outro lado, não tendo o Vitória ativos e tendo o seu património totalmente onerado, que tipo de investidores é que poderá cativar? Por isso, preocupa-me o facto de haver pseudocandidatos a dizerem que a solução é a criação da SAD», afirmou.

Sócio do clube vimaranense «há mais de 20 anos», Dias Pereira quer, enquanto presidente da Mesa da AG, «devolver o respeito aos sócios, aqueles a quem o clube pertence».

Dias Pereira tem 46 anos e é licenciado em Direito e pós-graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto.