O Atlético e o Santa Clara empataram este domingo 0-0, em encontro da 18.ª jornada da Liga de Honra em futebol, amealhando mais um ponto na luta pela manutenção, principal objetivo de ambas as equipas.

Depois de uma primeira volta quase exemplar, o Atlético tem apresentado grandes dificuldades na segunda metade do campeonato e nem tudo se deve às saídas de Bruno Carvalho (Antuérpia), Silva (Brasil) e Tony Taylor (Estoril-Praia).

O treinador João de Deus tem feito muitas mexidas no “onze” inicial e hoje deixou no banco, surpreendentemente, o habitual lateral-esquerdo Stéphane, para colocar o pouco rotinado Filipe Ferreira.

Sem trincos, fruto da suspensão do “capitão” João Meira, João de Deus teve de recuar Laurindo, para estancar o meio-campo do Santa Clara, mas os comandados de Bruno Moura, motivados pelas duas últimas vitórias (Leixões e Vitória de Guimarães, para a liga de Honra e Taça da Liga, respetivamente), tudo fizeram para levar os três pontos para os Açores, mas apenas conseguiram um.

A jogar em 4x2x3x1, fugindo ao habitual 4x1x4x1, o Atlético encaixou-se no esquema tático do Santa Clara e, logo aos cinco minutos, Gonçalo Abreu testou os reflexos de Stefanovic, a passe de Luís Dias, e aos 16, Luís Barry, de fora da área, atirou ligeiramente ao lado.

O primeiro remate do Santa Clara, digno desse nome, pertenceu a Moreira, aos 30 minutos, mas a bola passou ligeiramente ao lado da baliza defendida por Caleb. A partir daí, o encontro passou a estar mais dividido, mas o marcador acabaria por não sofrer qualquer alteração até ao intervalo.

Na segunda parte, a tendência do jogo inverteu-se e o Santa Clara tomou conta dos acontecimentos, encostando o Atlético no último terço do terreno, e Platini, aos 59 minutos, poderia mesmo ter inaugurado o marcador.

Um remate que despertou a equipa de Alcântara: João de Deus colocou então em campo o avançado Tiago Caeiro e o médio Matias, para procurar amealhar os três pontos, mas Bruno Moura, na resposta, apostou em Minhoca e Paulo Grilo, estancado os ataques rápidos dos alcantarenses.