A derrota do Sporting frente ao Marítimo, por 2-0, ditou à 18.ª jornada da Liga de futebol e em vésperas da Liga Europa a saída do treinador Domingos Paciência.

Com a saída de Domingos, já foram contabilizadas nove mudanças no comando técnico das equipas, sendo que Vitória de Guimarães, Paços de Ferreira e União de Leiria já vão no terceiro treinador.

A formação vimaranense foi a primeira a mudar de técnico, logo na primeira jornada. A goleada frente ao Atlético de Madrid (4-0) e a derrota com o FC Porto (1-0) precipitaram a saída de Manuel Machado.

Basílio Marques tomou conta da equipa até à terceira jornada, altura em que foi rendido por Rui Vitória, principal responsável da escalada da formação vimaranense da zona de despromoção até ao recente sexto lugar na Liga.

A “chicotada” no Vitória de Guimarães obrigou a outra mudança de treinador, com Luís Miguel a substituir Rui Vitória no Paços de Ferreira, que, após 11 jornadas, voltou a ficar sem treinador.

Pela segunda vez, e no espaço de oito jornadas, o Paços de Ferreira voltou a substituir o treinador, tendo Luís Miguel cedido o seu lugar a Henrique Calisto, que regressou a Portugal após treinar no Vietname.

Henrique Calisto orientou durante cerca de uma década tanto a seleção como vários clubes vietnamitas e regressou a Portugal precisamente para o ultimo clube que treinou, entre 1998 a 2000.

A terceira jornada da Liga, além de ter ditado as saídas de Basílio Marques (Vitória de Guimarães) e Rui Vitória (Paços de Ferreira), foi também a última para Pedro Caixinha na União de Leiria.

O substituto de Pedro Caixinha no comando técnico da União de Leiria, Vítor Pontes, esteve apenas três jornadas no banco, já que após a sexta ronda cedeu o seu lugar, sem o aquecer, a Manuel Cajuda.

À nona jornada, o treinador Ivo Vieira cedeu o seu lugar no Nacional da Madeira a Pedro Caixinha, que tinha iniciado a época na União de Leiria.

O Olhanense protagonizou a oitava “chicotada psicológica” da presente temporada, rescindindo com Daúto Faquirá a 29 de dezembro, com 13 jornada realizadas, e apresentando como substituto Sérgio Conceição.

À longa lista juntou-se hoje o nome de Domingos Paciência, vítima da onda de maus resultados dos “leões”, que se encontram no quarto lugar a 16 pontos do líder Benfica, e que foi substituído nas funções por Sá Pinto

- Alterações de técnicos em 2011/2012:

Jor. Clube               Sai                 Entra
1.ª Vit. Guimarães  Manuel Machado      Basílio Marques a)
3.ª Vit. Guimarães  Basílio Marques a)  Rui Vitória
3.ª Paços Ferreira  Rui Vitória         Luís Miguel
3.ª União Leiria         Pedro Caixinha      Vítor Pontes
6.ª União Leiria         Vítor Pontes        Manuel Cajuda
9.ª Nacional             Ivo Vieira          Pedro Caixinha
11.ª Paços Ferreira Luís Miguel         Henrique Calisto
13.ª Olhanense      Daúto Faquirá       Sérgio Conceição
18.ª Sporting       Domingos Paciência  Sá Pinto
a) - Técnico interino.