Octávio Machado trabalhou três anos em Alvalade e embora se confesse surpreendido com a notícia da saída de Domingos Paciência do comando técnico do Sporting, o ex-treinador lembra que o facto de o treinador “pagar” pelos maus resultados não é situação virgem.

«Mais uma vez, o Sporting não teve paciência para esperar e consolidar um modelo de jogo com os diversos jogadores que entraram na equipa. Não foi dado tempo à equipa. Depois de um discurso de ambição, houve uma fase de depressão enorme e esta é uma situação muito desagradável para o Domingos e para o Sporting. Eu costumo dizer que a derrota é órfã e o culpado é sempre o treinador… todos os outros fogem e isso não vai mudar nunca», afirma Octávio em entrevista ao SAPO Desporto, adiantando ainda que «o Sporting tem de procurar um caminho e deixar de andar à deriva».

Quanto às responsabilidades da direção liderada por Godinho Lopes, Octávio Machado lembra que a eleição foi conturbada e que isso se tem refletido no mandato que leva menos de um ano.

«Esperava-se um discurso a uma só voz e isso não aconteceu. Houve um forte investimento da parte do clube e há que dar tempo de progresso aos mais jovens, procurando-se um caminho de estabilidade.»

Quanto à escolha por Ricardo Sá Pinto, o ex-treinador e jogador não sabe se se tratou da única opção disponível, mas sublinhou que é «alguém que conhece o clube e que o sente com emoção e paixão».

«O Sporting tem de procurar o equilíbrio e espero que o Ricardo seja capaz de o conseguir e guiar o Sporting de volta ao topo», afirma Octávio que recorda que a época leonina está longe de estar acabada.

«O Sporting tem uma final para ganhar e na Liga Europa tem uma eliminatória para passar. Depois, há que não esquecer que o terceiro lugar dá acesso à pré-eliminatória da Champions.»

Para terminar, Octávio Machado é da opinião que o futuro de Domingos não sai beliscado deste despedimento e que uma próxima “aventura” pode mesmo passar pelo Dragão.

«Domingos vai reagir como um campeão que é, e abraçar outro objetivo para repor o seu carisma. Quanto à hipótese FC Porto, é uma possibilidade. As pessoas do FC Porto gostam de jogar em dois campos e ter sempre uma possibilidade em cima da mesa, pelo que no final da época vamos ver o que acontece», termina.