O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) promove no sábado o primeiro fórum da arbitragem, na sede da FPF, com o objetivo de iniciar o processo de reorganização da arbitragem nacional.

«É uma ação que se inseria no programa de candidatura do Conselho de Arbitragem da FPF. O Fórum da Arbitragem trata-se de um meio de reorganizar o funcionamento da arbitragem nacional e de reestruturar a formação, a carreira e a avaliação de desempenho», disse o presidente do CA ao sítio oficial da FPF.

Vítor Pereira lembrou que o programa de candidatura «considerava a visão relativa à ‘reorganização do funcionamento da arbitragem nacional’ e à ‘reestruturação da formação, da carreira e da avaliação de desempenho’».

O fórum, que decorrerá no auditório da FPF entre as 10h30 e 17h30, contará com elementos do CA da Federação, do Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Gustavo Sousa, e de todos os presidentes dos Conselhos de Arbitragem das Associações de Futebol Distritais.

Ainda segundo o responsável máximo da arbitragem em Portugal «este será o primeiro de seis fóruns» previstos e existe a vontade que outros se realizem nas associações distritais: mais dois em 2012 (abril e outubro) e mais quatro até 2014.

No encontro estará sujeito a aprovação o regulamento do Fórum da Arbitragem, a apresentação do projeto de Convenção da UEFA e a validação das conclusões do Fórum de Rio Maior e do questionário aplicado em 2008.